O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, anunciou a saída do cargo, nesta sexta-feira (01/04), na sede da Prefeitura, em Jardim Primavera. A justificativa é que pretende concorrer como pré-candidato a senador, no próximo pleito, em outubro. Para se tornar candidato, futuramente, é necessário renunciar ao cargo que ocupa atualmente até o dia 02/04. O prazo, seis meses antes da eleição, é o limite para desincompatibilização por determinação da lei eleitoral.
Apesar da intenção em buscar uma vaga no Senado Federal, o nome de Washington Reis é um dos mais cotados para ser o vice na chapa do governador Cláudio Castro na disputa pela reeleição.
O político e empresário, nascido no dia 05 de abril de 1967, em Xerém, no 4º distrito de Duque de Caxias, mora no local até hoje. Dono de uma carreira política meteórica, foi eleito pela primeira vez, aos 25 anos, em 1992, para o cargo de vereador. Em seguida, deputado estadual, em 1994, cargo para o qual foi reeleito duas vezes. Em 2004, foi eleito, pela primeira vez, prefeito de Duque de Caxias, quando fez várias obras importantes, como o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, referência em urgência e emergência na Baixada Fluminense, deu melhores condições de trabalho e salários dignos para servidores, criou 32 creches e inúmeros investimentos na saúde.
Nas eleições de 2010, Washington foi um dos dez mais votados do Estado, para o cargo de Deputado Federal, sendo reeleito no pleito seguinte. Na Câmara Federal, exerceu larga atividade legislativa, atuando como presidente da Comissão de Viação de Transportes, apresentando mais de 200 atos legislativos, entre outras atividades, que o tornaram referência em articulação institucional no Congresso Nacional.
Voltado para o seu compromisso com Duque de Caxias, Washington Reis interrompeu seu mandato como deputado federal, sendo eleito, em 2016, novamente prefeito do município, com foco na devolução de serviços dignos para os cidadãos. Após um mandato muito assertivo e de grande aprovação popular, foi reeleito e se tornou, em 2020, mais uma vez prefeito da cidade.
Nesses dois últimos mandatos construiu grandes obras e equipamentos públicos para o município, como o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, a Maternidade de Santa Cruz da Serra, o Colégio Militar e o tão sonhado Viaduto do Gramacho, entre outras realizações. Sua administração sanou, ainda, uma grave crise econômica pela qual atravessava a cidade, na época, com quatro folhas de pagamento do funcionalismo em atraso. Os salários foram colocados em dia e, neste momento, o gestor deixa, inclusive, a folha de março paga de maneira antecipada para os servidores.
Com a renúncia, nesta sexta-feira, o município de Duque de Caxias passa a ter um novo prefeito, Wilson Miguel, que era vice-prefeito ao lado de Washington Reis e assume imediatamente a função.
Fotos: Divulgação