Liderados pelo ex-deputado federal do PDT, Vivaldo Barbosa, um grupo de pedetistas se reúne nesta sexta-feira (18), às 16h, no Le Monde, Centro de Nova Iguaçu, para discutir a recriação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
A legenda, que já foi a menina dos olhos do ex-governador Leonel Brizola, foi fundida ao Patriota, em 26 de outubro de 2022, e homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 9 de novembro de 2023, constituindo-se o Partido da Renovação Democrática (PRD).
Vivaldo tem percorrido o país e conversado com muitas lideranças políticas, com o objetivo de resgatar o PTB desta fusão. Mas sabe que não é uma luta fácil. Pois terá de começar do zero e apresentar ao TSE um abaixo-assinado com 500 mil assinaturas. Mas, de acordo com ele, que se apresenta como presidente nacional da sigla, o trabalho avançou bastante e brizolistas de todos país já estão empenhados para trazer o PTB de volta.
“A volta do partido reunirá pensadores do trabalhismo, que é o melhor para o Brasil”, disse Vivaldo, que foi secretário de Justiça do governo Brizola no Rio de Janeiro e, como deputado, ajudou a elaborar a Constituição de 1988.
O trabalho de coleta de assinaturas por todo país já começou há dois anos e assessores do Vivaldo acreditam que o PTB estará apto e devidamente registrado no TSE para apresentar candidatos nas próximas eleições de 2026, bem como fazer alianças políticas.