O governador Cláudio Castro assinou decreto, nesta terça-feira (31/05), que autoriza o transporte complementar intermunicipal de passageiros a trafegar na Avenida Brasil. A iniciativa vinha sendo solicitada por representantes do sistema de transporte complementar, pois se trata de uma reivindicação da categoria. Durante o evento, o governador Cláudio Castro também anunciou a permissão para que aposentados no transporte alternativo continuem a trabalhar.
A medida busca garantir maior agilidade para os passageiros chegarem ao Centro da cidade do Rio de Janeiro, já que antes as vans intermunicipais tinham apenas a Linha Vermelha como rota. Para evitar impacto no trânsito, os veículos não estão autorizados a fazerem paradas para embarque e desembarque na Avenida Brasil.
“É muito bom celebrar o tempo de diálogo no Rio de Janeiro. Metrô, trem, ônibus, barcas têm que ser de qualidade, assim como o transporte alternativo. Nós precisamos garantir que o passageiro tenha a segurança necessária para trafegar. Queremos oferecer essa segurança e valorizar o motorista que trabalha duro para sustentar a família”, ressaltou o governador Cláudio Castro.
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) vai intensificar a fiscalização diária ao longo da Avenida Brasil. Fiscais irão autuar vans regulares que eventualmente estejam descumprindo o decreto e também as vans irregulares que possam aproveitar da decisão para transitar pela via expressa. O Detro-RJ fará o monitoramento constante do fluxo na via.
O presidente do Detro-RJ, William Pena Júnior, ressaltou a importância da medida para os trabalhadores do transporte alternativo.
“Essa luta para que motoristas de vans pudessem trafegar pela Avenida Brasil é antiga e foi possível graças ao diálogo com o governador. À medida em que a liberdade aumenta, a responsabilidade também aumenta. Tenho certeza que todos vão honrar o compromisso e o trabalho”, disse o presidente do Detro-RJ.
Motoristas destacam benefícios para a categoria
Motorista de van há 25 anos, José Henrique Silva Filho, que atua na linha Rio das Ostras – Unamar (Cabo Frio), falou sobre os benefícios para categoria.
“Essa autorização vai melhorar o nosso tempo de viagem, a segurança e está de acordo com a nossa realidade. Dessa forma, a legalidade está sendo cumprida e com mais agilidade. Essa medida vai facilitar muito as nossas viagens. Nós vamos conseguir reduzir nosso percurso em no mínimo 40 minutos, além de economizar no combustível”, afirmou.
Rosana Pinheiro, trabalha há 26 anos no transporte alternativo, e também comemorou a medida.
“Essa é uma grande conquista da categoria. Essa era uma demanda também dos passageiros, que conseguirão chegar mais rápido aos seus locais de trabalho. Além disso, eu já vou fazer 60 anos, e mesmo me aposentando, quero continuar trabalhando, essa autorização vai mudar a vida de muita gente”, destacou.
As vans intermunicipais autorizadas a trafegar pela Avenida Brasil terão que estar em perfeitas condições de trafegar e regularizadas. Os veículos deverão contar com todos os equipamentos obrigatórios como GPS, validador de passagens, ar condicionado, entre outros. Os condutores das vans autorizadas a fazer o transporte de passageiros utilizando a Avenida Brasil devem também observar o conforto, higiene, pontualidade e cortesia para com os passageiros.