A primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, em Japeri, foi prorrogada até o dia 30 de junho, representando mais um mês de imunização aos criadores de gado. A vacinação começou no início deste mês de maio e terminaria nesta quarta-feira (31/05).
Devem ser vacinados os animais bovinos de todas as idades. As aplicações são feitas por profissionais da Secretaria de Agricultura e Pesca ou pelos próprios produtores. O pecuarista pode procurar a sede do órgão, de segunda a sexta, das 9h às 17h, para agendar a vacinação ou retirar suas vacinas. O setor fica localizado na Rua localizado na Estrada Ary Schiavo, 1000, 2º andar – Santa Inês, Eng. Pedreira.
A imunização é obrigatória e o produtor que não vacinar seu rebanho e não declarar a vacinação pode ser multado e ter a propriedade interditada. Após a vacinação, o criador terá até 5 dias para entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infectocontagiosa, aguda ou subaguda, causada pelo vírus da família Picornaviridae do gênero Aphthovirus. Esta doença possui potencial de afetar rapidamente todo o rebanho, em aproximadamente uma semana ou menos, provocando grandes perdas econômicas para o produtor rural.