A Unimed Nova Iguaçu completou 49 anos de trajetória nesta segunda-feira (13/07). A semente plantada na época por um grupo de 60 médicos cooperados germinou, cresceu e se consolidou como líder regional no mercado de planos de saúde. Sua abrangência geográfica – Nova Iguaçu, Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Queimados e Paracambi – mostra a sua pujança. Outros números endossam a sua solidez no segmento: 630 médicos cooperados de diversas especialidades, mais de 300 colaboradores, 133 prestadores de serviço e cerca de 70 mil clientes.
Parece que foi ontem. Para o presidente, Emilson Ferreira Lorca, os anos passados rememoram obstáculos, surpresas, decepções e alegrias. A profissionalização permanente da gestão, com a qualificação do nível gerencial em patamares de excelência, a construção da sede própria, a criação de diversos serviços de assistência aos clientes, o investimento constante no capital humano da cooperativa, a perene sustentabilidade da empresa, o início do projeto de construção do Hospital Unimed, paralisado diante do cenário atual, são algumas das principais conquistas.
Na vanguarda da excelência, a Unimed Nova Iguaçu é vista pelo mercado nacional como referência em modelo de gestão, se posicionando, por oito anos consecutivos, entre as 50 melhores empresas de saúde no Brasil. Segundo o presidente, a cooperativa tem lastro para o cumprimento de todos os ativos garantidores exigidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), sempre se manteve plenamente adimplente com toda a cadeia assistencial, tributos e obrigações legais.
O diretor Administrativo, Jorge Luiz Gonçalves Andrade, complementa e atribui o sucesso da cooperativa também a alguns pilares: transparência, união, responsabilidade social e valorização dos colaboradores. “Esses são diferenciais da nossa cooperativa no mercado nacional de saúde suplementar. Cuidar das pessoas faz parte do DNA da Unimed Nova Iguaçu. Não adianta empenhar recursos em novas tecnologias, se por trás delas não existirem pessoas engajadas, motivadas, empoderadas. Fruto deste trabalho contínuo é a recente conquista, pela terceira vez consecutiva, da certificação ‘Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – 2020’, concedida, anualmente, pela Great Place to Work, uma organização global de pesquisa e consultoria”.
Jorge Luiz enfatiza a honra em fazer parte da atual diretoria executiva da cooperativa e poder contribuir com este legado, ao lado do presidente e também dos colegas Joé Gonçalves Sestello (vice-presidente) e Gilmar de Oliveira Pacheco (diretor Econômico-Financeiro). Relembra e parabeniza todos os presidentes, os demais colegas que fizeram parte da diretoria e dos conselhos administrativo, fiscal e técnico, os cooperados pelo importante papel batalhador e apoiador, assim como todos que, direta ou indiretamente, foram e são peças essenciais na engrenagem de crescimento e fortalecimento da empresa.
Plagiando uma composição de Caetano Veloso, “Eu vi um menino correndo, eu vi o tempo…/ O tempo não para, no entanto, ele nunca envelhece…”, Jorge Luiz admite que 49 anos transcorreram-se muito rapidamente. “A nossa Unimed é uma criança. E o atual período deixará lições e aprendizados permanentes”, pontua.
Mesmo com o brilho ofuscado pelos difíceis momentos da atualidade e diante de previsões improváveis, Emilson Lorca, afirma que a visão da Unimed Nova Iguaçu se resume a uma só palavra: ESPERANÇA!