Em ação social de combate à pandemia da Covid-19, o Instituto de Química da UFRJ entregou, nesta quarta-feira (14), 4.500 litros de álcool 70 às secretarias de Saúde de Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. As três cidades estão entre as que apresentam no Estado do Rio os maiores índices de mortes decorrentes do novo coronavírus. Todo o material será distribuído entre os hospitais públicos da região.
Com a ajuda de voluntários – alunos, técnicos e professores-, a UFRJ já produziu aproximadamente 3.500 litros de álcool glicerinado e 400 kg de álcool em gel, que foram fornecidos gratuitamente para o complexo hospitalar e equipes de limpeza da própria universidade. A iniciativa de apoio às prefeituras da Baixada Fluminense faz parte de um projeto que prevê a produção de 15 toneladas de etanol 70% glicerinado e duas toneladas de álcool em gel.
Com recursos obtidos por meio de edital da 3a Vara Federal de São João de Meriti, o complexo de laboratórios que compõem o Pólo de Xistoquímica (Instituto de Química – UFRJ) foi adaptado para produção de álcool 70. A unidade piloto de bioprocessos do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM) agora tem capacidade para produzir e envasar, aproximadamente, 200 litros do produto, a cada hora. Já o Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO) passou a produzir, diariamente, 400 kg de álcool em gel. A logística de entrega dos insumos e da produção foi realizada em parceria com a Prefeitura Universitária da UFRJ.