Desde o mês de dezembro do ano passado que a secretaria de Saúde de Mesquita está fazendo tratamento de varizes utilizando o método da escleroterapia, que tem dado bons resultados – ou seja, trata-se de uma técnica não cirúrgica, também conhecida como tratamento de varizes com espuma.
Seu Advaldo Durvalino Chagas, 61 anos, por exemplo, saiu do consultório da médica Gabriela Babo, na terça-feira, dia 21 de janeiro, muito satisfeito. “Gostei do tratamento. Minhas varizes eram grossas e doíam muito. Sentia câimbras e o joelho direito era muito inchado. No quinto atendimento já estava tudo normal e hoje recebi alta”, comemora.
O tratamento, através do método de escleroterapia, ou de espuma, é indicado para os casos mais avançados de varizes grossas. É uma técnica não cirúrgica, cujo procedimento consiste na aplicação, ou injeção, de uma substância que acaba provocando o fechamento do vaso sanguíneo danificado, o que obriga o sangue a procurar outras veias para a circulação. Se o problema não for tratado, pode levar ao aparecimento de úlcera ou tromboflebite, ou seja, a inflamação de uma ou mais veias.
De acordo com a médica Gabriela Babo, que faz o atendimento às terças-feiras na Policlínica, esse tratamento “depende do calibre da veia, do local, quantidade de varizes, tipo de pele e característica pessoal de cada um e nem sempre uma sessão de escleroterapia será o suficiente para limpar a região afetada, podendo ser necessárias novas aplicações”, explica. Seu Advaldo, que sofria muito com fortes dores, é exemplo disso. “Eu tinha muitas veias afetadas. Após o primeiro atendimento eu já não senti mais dores. Na quinta vez já estava sem problemas”, atesta.
A dona Márcia Cristina Volotão Nogueira, 46 anos, é outra paciente satisfeita com o serviço prestado pelo governo Jorge Miranda. “Esse tratamento em hospital público é difícil. No Rio, por exemplo, é preciso pernoitar na fila. No particular, é caro. Aqui, pela prefeitura de Mesquita, o tratamento é bom, a médica atende muito bem. Venho aqui pela terceira vez e estou vendo resultado, estou gostando”, garante. O atendimento para tratamento de varizes com espuma é realizado na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, situado na Avenida União, nº 676, no bairro Santa Terezinha. Segundo o diretor, Marcio Pereira da Silva, o setor está estruturado para atender a, pelo menos, 15 pacientes todas as terças-feiras, a partir das 8h da manhã. “Como esse procedimento começou no finalzinho de dezembro, a nossa média de atendimento ao mês está alcançando 75 pacientes”, informa Márcio.