O Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora, nesta terça-feira (14), 111 anos. Para marcar o aniversário haverá uma intensa programação virtual durante todo o mês de julho. As celebrações, com patrocínio Ouro Vale e Petrobras, começaram no início do mês nas redes e no site do Municipal com homenagens de personalidades importantes da cultura carioca e de grandes nomes das artes no país. Até o fim de julho serão publicados 111 depoimentos, com vídeos de parabéns gravados em casa. Gilberto Gil, Glória Pires, Isaac Karabitchevsky, Tatiana Leskova, Fafá de Belém, Haroldo Costa, Vera Fischer, Totia Meireles, Renata Sorrah, Marcelo Antony, Ary Coslov, João Donato, Toni Garrido, Márcio Garcia, Alcione, Lenine, entre muitas outros artistas participaram das gravações.
Funcionários do Theatro também entraram na festa. Entre eles os primeiros bailarinos Ana Botafogo e Cícero Gomes, e até a camareira mais antiga, há 23 anos no Theatro, Leila Melo, e a bailarina Irene Orazem, que começou na escola aos oito anos e hoje, aos 80 anos, é chefe de figurino. Ela é a funcionária na ativa mais antiga, está há 72 anos no Theatro. Irene fez parte do Corpo de Baile na temporada do Lago dos Cisnes no Municipal, em 1959.
Para esta terça estão marcadas três lives. Uma às 11h, de abertura, outra às 15h e, pra fechar, a live de encerramento, às 18h. O tema será sobre o destino da cultura pós-pandemia e a história do Theatro.
Na série gravações históricas, uma edição especial com gravações de cantores que participaram da primeira temporada lírica do Theatro Municipal, em 1910. O setor educativo do Theatro preparou um quiz para crianças que será lançado nesta terça e disponibilizado gratuitamente ao público através das redes sociais e do site. O quiz “Advinha quem é?” consiste em mostrar a imagem de um camafeu com a de grandes figuras do mundo das artes, (escritores, dramaturgos e compositores) e ver se a criança descobre quem é.