O temporal que caiu na noite de quarta-feira (21/02) em Nova Iguaçu deixou um rastro de destruição e mortes na cidade. Os bairros Marco II, Alvorada, Comendador Soares, Moquetá e Austin foram os mais atingidos. Dois homens morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco. Na região de Comendador Soares, próximo a Rua Bernardino de Melo, muitas casas ficaram praticamente submersas, chegando a quase dois metros de altura.
Segundo moradores, a situação do bairro piorou muito após a canalização de um trecho do Rio Botas, que diminui drasticamente a vazão ao chegar na linha férrea, represando toda a água, que sem ter para onde escoar invade as casas.
No Marco II uma enxurrada vinda da Serra de Madureira causou inundações, destruiu ruas e arrastou veículos ocasionando o fechamento da Avenida Abílio Augusto Távora. Após relatos de moradores, agentes da Prefeitura de Nova Iguaçu estiveram na fábrica da Embelleze nesta quinta-feira (22/02), mas não constataram a existência de uma represa nas dependências da empresa que pudesse ter se rompido.
No mesmo bairro, na Rua Ministro Lafaiete de Andrade, o jovem Marcos Vinícius de Souza Vasconcelos, 20 anos, salvou uma mãe e dois bebês, que estavam dentro de um veículo ilhado. Ele estava em um ônibus e conseguiu se esticar até o carro para ajudar a família. O veículo foi arrastado pela enxurrada logo após o resgate ser concluído.
No bairro Moquetá, assim como em outros locais da cidade, muitas famílias ainda não haviam se recuperado totalmente das chuvas de 13 de janeiro e tiveram suas casas invadidas pelas chuvas mais uma vez.
“É desanimador ver essa situação acontecendo de novo e os governantes nada fazem para solucionar o problema. Nós já estamos cansados de tanto descaso. A população de Nova Iguaçu já está cansada de ser enganada”, desabafou um morador do bairro Moquetá.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está com dez CRAS e quatro CREAS funcionando como ponto de apoio para atender a população. As equipes estão cadastrando famílias, entregando cestas básicas, kits de higiene, cobertores e colchonetes para quem precisa. Já a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (EMLURB) segue fazendo a limpeza em toda a cidade, priorizando as regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. Outras equipes da Prefeitura seguem atuando na cidade.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a SMDC pelos dos números 199 / 2667-5751 / 98160-9740. Já a SEMAS disponibilizou a Central de Atendimento do SUAS (Sistema único de Assistência Social), através do telefone (55 21 99706-8443), um canal de comunicação para a população que necessitar de atendimento da assistência social. O atendimento é 24 horas.