O olhar e o talento esculpido em cineastas da Baixada Fluminense iluminam as telas da 1ª Mostra de Cinema EncontrArte Audiovisual. O evento, que acontece em Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita e Rio de Janeiro, de 12 a 27 de abril, celebra a produção periférica dos últimos anos, nesta edição exclusivamente dedicada à região, com mais de quarenta obras selecionadas através de edital, e filmes da própria escola de cinema.
De acordo com os realizadores, são documentários, curtas de ficção e experimentações em linguagens singulares sobre o ser que habita e vive o seu tempo nesse lugar de inquietações. O evento conta somente com produções locais em sua primeira edição e terá como palco equipamentos culturais como o Teatro Nova Iguaçu (TNI), o Patronato e o Sesc Nova Iguaçu, centros culturais de Queimados e Mesquita e encerramento no cinema da Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro.
A Mostra
São 44 curtas-metragens da região exibidos em duas sessões nestas quatro cidades. A programação conta com sessão de abertura no dia 12 de abril, às 18h30, no TNI, com exibição de dois filmes, homenagens e diplomação das turmas de 2022 do EncontrArte Audiovisual. A Mostra também ocorre em Queimados, de 17 a 20 de abril, e Mesquita, dias 25 e 26 de abril.
No Patronato, em Nova Iguaçu, acontecerá o EncontrArte Lab. É o momento onde as trocas de experiências ocorrem com maior intensidade. São oficinas em parceria com o Sebrae-RJ de forma gratuita com temas como, Elaboração de Projetos Culturais, Gestão de Projetos Culturais, Captação para Projetos Culturais, Prestação de Contas e Pitching Eficaz. O intuito é oferecer a oportunidade do aperfeiçoamento e do encontro com troca de experiências entre os realizadores da região.
Para os realizadores nada é parecido com a Baixada Fluminense quando ela resolve tomar a frente da sua própria comunicação para o mundo. A 1ª Mostra de Cinema EncontrArte Audiovisual reúne essa Baixada Fluminense. A arte tem a função de despertar o melhor de nós. Através dela é possível inventar e reinventar as nossas e tantas outras histórias.
Para celebrar a produção da Baixada Fluminense, o encerramento será no cinema Estação Net Botafogo, no dia 27 de abril das 14h às 22h. O ato final do evento busca mostrar a importância da indústria do cinema na região periférica e produtiva e o quanto esse universo é tão próximo da capital e tão único. Nesta data, haverá também première dos filmes inéditos produzidos pelos alunos do EncontrArte. Os filmes são Paçoca, de Marçal Vianna; Existe Amor na BXD, de Marina Maux; Tudo Vai Bem, Tudo Legal, de Beto Teixeira; e Compre Bitcoin, de Lucas Patrick.
Homenagens
4U Films – Produtora Audiovisual
Capitaneada por Miguel Nagle, Douglas Gomes e Luan Felipe, a 4U Films é uma produtora com 13 anos de estrada e mais de 40 videoclipes e 20 curtas-metragens. A principal obra é o longa-metragem Metanoia, distribuído pela Europa Filmes em mais de 100 salas de cinema.
Thogun Teixeira – Ator Homenageado
Ator, diretor e músico com mais de 50 filmes, 10 anos de carreira e repercussão internacional, Thogun se destaca no cenário artístico. Fez Tropa de Elite, Carcereiros e O Palhaço, entre outros trabalhos. Nascido no Rio, viveu parte da vida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
EncontrArte Audiovisual
A EncontrArte Audiovisual começou sua trajetória em 2020, em plena pandemia da Covid-19, inicialmente com aulas on-line e, depois presenciais, é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da Baixada Fluminense e, mediante seleção após inscrição, aceita jovens a partir dos 13 anos e adultos.
As vagas são limitadas e costumam ser abertas no final do ano. A sede está localizada dentro do Patronato, em frente à praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.