A partir da próxima segunda-feira (13), voltará ao normal a grade dos horários de pico dos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri, em função do retorno gradativo dos 40 trens chineses que estavam fora de serviço passando por reparos nas caixas de tração. Com a medida, as viagens de todo o sistema ferroviário estarão normalizadas, em todos os períodos.
Os trens haviam sido retirados de circulação em novembro/2019, por recomendação da fabricante chinesa CRRC, para reparos nas caixas de tração produzidas pela empresa alemã Voith. Desde então, a operação da SuperVia vinha sendo normalizada gradativamente à medida que a CRRC realizava o reparo das peças e devolvia os trens à concessionária. O processo, liderado pela Secretaria de Transportes de Estado, permitiu que a SuperVia antecipe o cronograma previsto inicialmente, normalizando o sistema no dia 13/01.
Relembre o caso
Esses 40 trens chineses foram adquiridos da fabricante CRRC pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e incluídos na operação da SuperVia entre 2014 e 2016. Desde 2016, a concessionária identificava problemas em série nas caixas de tração (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas), e vinha comunicando frequentemente o caso à CRRC e também à Voith, empresa alemã que produz as peças. Como medida paliativa, as empresas fornecedoras promoveram um recall das caixas de tração, mas a solução não apresentou o resultado esperado e não resolveu o problema. Com o aumento da frequência das falhas, a SuperVia intensificou as vistorias, o que levou à retirada desses 40 trens de circulação por recomendação do próprio fabricante chinês para imediata troca da caixa de tração por outra provisória.
A retirada imediata de circulação dos 40 trens obrigou a SuperVia a reorganizar o planejamento operacional de vários ramais com aumento de intervalos, afetando milhares de passageiros, além ter causado prejuízo financeiro e à imagem da concessionária. Agora, a SuperVia estuda um caminho para ser ressarcida destes prejuízos causados pela CRRC.Para solucionar o problema definitivamente, todos os trens chineses do consórcio CRRC, adquiridos pelo Estado nesse lote, receberão caixas de tração novas e definitivas entre 20 de abril a 22 de setembro de 2020. Durante essa troca definitiva, os trens serão retirados aos poucos, para evitar qualquer prejuízo aos passageiros.