Na manhã desta terça-feira (10) a SuperVia entregou nova van zero km adaptada com acessibilidade para a prefeitura de Duque de Caxias. O veículo tem mecanismo de acesso para pessoas com baixa mobilidade e cadeirantes – os espaços são destinados para quatro cadeiras de rodas e contém cintos de segurança adequados e travas. A ação faz parte da nova etapa do desenvolvimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre acessibilidade, assinado entre a concessionária e o Ministério Público em janeiro do ano passado. Essas especificações das vans estão de acordo com os critérios exigidos pelo Ministério Público.
“Na segunda-feira estivemos em Nilópolis e hoje em Duque de Caxias para, junto com o Ministério Público, darmos andamento à entrega desses veículos às Secretarias de Saúde. É uma forma de contribuirmos para a ampliação de acessibilidade às pessoas que têm dificuldades de locomoção e precisam se deslocar para seus tratamentos”, explica Eduardo Silva Santiago, gerente executivo do Jurídico, Regulatório e Segurança Empresarial da SuperVia.
Segundo o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Miguel, a ação demonstra a sensibilidade da concessionária em relação às necessidades do município. “Se o nosso meio de locomoção de pacientes não estiver em perfeito funcionamento, atrapalha todo o processo. Fico feliz com a iniciativa, que colabora para que possamos equipar nossos Centros de Recuperação da melhor maneira possível”, declarou.
Conforme estabelecido no TAC, todos os 12 municípios atendidos pela SuperVia terão o direito de receber um veículo adaptado, sendo quatro municípios por ano. A concessionária começou com a entrega desses veículos para a Prefeitura de Nova Iguaçu, em 27 de dezembro de 2022. Na segunda-feira (09/01), uma van foi entregue à Prefeitura de Nilópolis.
O prefeito da cidade, Abraãozinho David, destacou que a doação é muito importante para o município. “A van conta com elevador e cabem nele quatro cadeirantes e mais quatro acompanhantes. O que priorizamos é dar conforto para as pessoas que precisam ir para outros municípios para concluir seus tratamentos”, enfatizou. A Prefeitura do Rio também receberá um desses veículos.
O investimento com a aquisição das primeiras quatro vans foi de R$ 1 milhão. As prefeituras beneficiadas podem utilizar os veículos, prioritariamente, para o transporte de pessoas que frequentem reabilitação e necessitam de transporte com acessibilidade ou para o transporte escolar de pessoas com deficiência.