Começa nesta terça-feira (16/05) o Sesc Orgulho Nerd, que vai reunir aficionados pelo mundo dos quadrinhos, animação, literatura fantástica, games e tecnologia nas unidades do Sesc RJ na Baixada Fluminense. A programação, alusiva ao Dia do Orgulho Nerd, celebrado mundialmente em 25 de maio, inclui oficinas, palestras e exposição sobre temas diversos envolvendo a cultura nerd. As atividades se estendem até domingo (21/05). A entrada é franca.
Na abertura, haverá o anúncio dos finalistas do prêmio LeBlanc 2023, no Sesc São João de Meriti. Destaque ainda para o encontro com desenvolvedores, em Duque de Caxias, e o encontro com animadores em Nova Iguaçu. Os eventos ainda vão receber os dubladores Luisa Palomanes, a Docinho de As Meninas Superpoderosas, e Fred Mascarenhas, o Donatello de Tartarugas Ninjas. Outra atração é a exposição “Universo dos Dragões”, em cartaz até 28 de maio em São João de Meriti e Nova Iguaçu. Veja a programação em detalhes abaixo ou em sescrio.org.br
A 4ª edição do Sesc Orgulho Nerd traz o tema “Entre Universos e Realidades”. A internet fez surgir gigantes do entretenimento. Portais como Omelete e Jovem Nerd, que começaram com pequenos blogs e podcasts, o crescimento da indústria dos games e até mesmo mudando a dinâmica da comunicação em diversos setores. Hoje, a cultura nerd é fio condutor para diversos debates desde economia criativa à inclusão social, diversidade e divulgação científica.
Dia do Orgulho Nerd
Criado em 2006, o Dia do Orgulho Nerd, antes conhecido como o Dia da Toalha, foi criado em homenagem ao escritor Douglas Adams por um grupo de nerds espanhóis com o intuito de mostrar que não se importavam mais em serem taxados como os excluídos. Foi criado um manifesto em que estão expressos os direitos e responsabilidades básicas dos nerds. A data também é a mesma da estreia do primeiro filme da saga de ficção científica Star Wars, criada por Geoge Lucas.