Técnicos da Cedae estão realizando reparo emergencial em um dos motores da Elevatória do Lameirão, conjunto de equipamentos que bombeia água para os municípios do Rio de Janeiro e Nilópolis. A elevatória está operando com uma diminuição de 25% de sua capacidade total e, com isso, as cidades do Rio de Janeiro e de Nilópolis estão com abastecimento reduzido.
A companhia está executando o Plano Emergencial de Operação, que irá minimizar os impactos no abastecimento. O serviço, inicialmente previsto para ser concluído nesta terça-feira, está em andamento e um novo prazo de conclusão será informado assim que houver previsão de normalização do sistema.
Como as bombas ficam localizadas a cerca de 64 metros de profundidade, há maior complexidade para execução, e, por isso, o serviço precisa ser feito de forma gradativa a fim de evitar o comprometimento da estrutura da unidade. A elevatória tem a função de bombear água a uma altura de até 120 metros (equivalente a um prédio de 44 andares), criando a pressão necessária para iniciar o processo de distribuição para os dois municípios.
Para atender hospitais e outros serviços essenciais foi montado esquema especial com oferta de carros-pipa durante este período. A Cedae orienta que os clientes que possuam sistema de reserva interna (cisterna e/ou caixa d’água) utilizem a água armazenada somente para tarefas essenciais e pede que todos economizem água.