Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28/06), o Centro de Cidadania LGBTI Baixada I realizou uma ação pública na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias, ontem, ao longo do dia. O evento, que começou por volta das 13h, contou com as performances de drag queens, e com os discursos em prol da causa de importantes instituições da baixada fluminense, como: secretaria de saúde e de cultura do município, diretor do centro de acolhimento da Baixada, Leandro Graciolli, e o reitor da Unigranrio, Denis Lopes.
A ação ofertou, ainda, atendimento social, psicológico e assessoramento jurídico para usuários e contou com uma equipe de combate à LGBTfobia, que atua há mais de dez anos na cidade de Duque de Caxias. Finalizado com um ato público de iluminação da bandeira com as cores do arco-íris, às 17h30, o evento atraiu moradores e trabalhadores locais, e reforçou o combate à discriminação sofrida pelas minorias sociais.
“Não basta apenas entregar o diploma no final do curso. Eu não quero apenas formar um médico, um advogado e um engenheiro. A gente que formar pessoas de bem que vão transformar a sociedade. A palavra de ordem de hoje é respeito. Nós precisamos ser respeitados, ninguém precisa aceitar nada. Mas precisamos de respeito. Este é o principal e o mais importante papel social da Educação. A Unigranrio, há 53 anos na vanguarda em Duque de Caxias, está e sempre estará de portas abertas à diversidade gerando inclusão”, destacou Denis, na ocasião.
O Centro de Cidadania LGBTI Baixada I fica na Rua Frei Fidelis, em Duque de Caxias, e funciona de 8h às 17h. O contato para atendimento são os números 2775-9030/ 2775-9087 e também pelo Whatsapp 97899-7444.