A Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra) firmou convênio com o programa de pós-graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-FAU/UFRJ). O objetivo é incentivar a cooperação técnica e científica, auxiliando os profissionais da Seinfra na elaboração de projetos de obras públicas. O protocolo de intenções foi publicado na edição da última quarta-feira (7) do Diário Oficial.
Na prática, alunos de mestrado em Urbanismo irão auxiliar projetos da Seinfra com análises e sugestões de intervenções urbanas em cidades do estado do Rio. O primeiro trabalho, já em desenvolvimento, é o de revitalização das ruínas e da orla da Praia do Saco, em Mangaratiba. As intervenções fazem parte do programa Cidade Viva, que prevê uma série de obras de urbanização em áreas habitacionais de baixa renda.
– Esse acordo não terá custos para o Estado e vai possibilitar uma melhor qualificação dos nosso projetos, uma vez que teremos o apoio de um grande centro de excelência em urbanismo do país. Agradeço o empenho do subsecretário de Urbanização, Luis Claudio Bentes, por ter feito essa intermediação – afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro.
Professora titular do PROURB-FAU/UFRJ, Lucia Maria Costa explica que os alunos de mestrado desenvolvem pesquisas com temas diversos como sustentabilidade e mobilidade urbana, voltados para cidades de diferentes escalas. Com o convênio, será possível fazer a transferência desse conhecimento da universidade para a sociedade. Outra vantagem para os alunos é o benefício da experiência prática.
“Somos uma universidade custeada com dinheiro público. Nada mais justo do que retornarmos nossos conhecimentos para a população”, explicou a professora.