Durante toda a última quinta-feira (11/07), representantes dos sete estados que compõem o COSUD se reuniram para trabalhar na elaboração de um Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Equidade Racial. O encontro acontece até sexta-feira, na cidade de São Paulo, que está sediando as reuniões do grupo.
Os trabalhos foram abertos pelo coordenador de Igualdade Racial de São Paulo, Robson Ferreira, seguido pelo secretário executivo da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Raul Christiano, pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, e pelo diretor de Igualdade Racial, Povos, Comunidades Tradicionais e Pessoa Idosa do Paraná, Eduardo de Oliveira Filho.
A secretária do Rio destacou que não podemos aceitar as desigualdades e que ainda temos muito caminho para a construção de uma democracia plena.
“Não podemos aceitar termos um dos maiores indicadores de morte, de trabalhadores na informalidade e do sistema prisional do país. É isso que temos que debater para melhorar aqui. O racismo é uma das maiores perversidades que a sociedade comete. Nós somos iguais, e a inclusão já é algo real, apesar de um pouco lenta. Ainda não é a democracia ideal que queremos. Por isso, o eixo de qualificação da mão de obra e da educação é extremamente importante nesse momento da nossa sociedade”, comentou a secretária Rosangela Gomes.
Estão participando representantes de todos os estados do COSUD e também dos Conselhos que tratam desta temática. A subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, Aline Forasteiro, e a superintendente da Igualdade Racial, Ana Gomes, fazem parte do Grupo de Trabalho (GT).