Como parte do programa Limpa Rio, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade iniciou, nesta quarta-feira (20), em Bangu, Zona Oeste do Rio, ações de limpeza e desassoreamento de trecho de quase dois quilômetros do Rio Sarapuí. A expectativa é retirar 9 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada. O serviço tem por objetivo melhorar o escoamento desse rio para minimizar as inundações decorrentes do transbordamento.
O Rio Sarapuí percorre, de sua nascente, na Serra de Bangu, à foz, no Rio Iguaçu, cerca de 36 quilômetros, passando pelos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Rio de Janeiro (abrangendo os bairros de Bangu, Padre Miguel e Senador Camará),. Esse corpo hídrico vem sendo beneficiado com intervenções executadas pelo Inea em vários trechos de seu percurso.
“O programa Limpa Rio cumpre um papel fundamental na prevenção dos impactos das chuvas. Estamos atuando em todo o estado e hoje iniciamos a ação em Bangu. É importante também despertar na população uma consciência ambiental e alegar sobre os perigos de jogar lixo nos rios”, destacou o Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Em 2020, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea retiraram 1,198 milhão de mtros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.