A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade abriu, nesta segunda-feira (10/07), as primeiras 1.900 novas vagas para o Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país. Neste novo ciclo da iniciativa estadual, os estudantes matriculados e com 75% de presença nas atividades terão um aumento no valor da bolsa de estudos mensal, que passa a ser de R$ 300.
No novo ano, o programa irá contar, ao todo, com 12.500 vagas, divididas entre 250 Núcleos de Pertencimento (NUPs) por todo o território fluminense, que serão anunciadas nos próximos dias. ” No último ano, formamos mais de cinco mil agentes de transformação de norte a sul do estado. Agora, com o programa ampliado e reestruturado, nossa missão é alcançar ainda mais jovens dispostos a mudarem suas realidades e colaborarem para um Rio de Janeiro mais sustentável”, afirmou o vice-governador, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e idealizador do Ambiente Jovem, Thiago Pampolha.
Com a reestruturação da iniciativa, os jovens passam a ter uma carga horária de cerca de 7h semanais, com aulas práticas, teóricas, visitas de campo e participação em eventos ligados à pauta ambiental. Ao longo de quase seis meses, os estudantes irão se aprofundar em temas como mudanças climáticas, resíduos sólidos, sustentabilidade e cidadania.
Entre os 38 Núcleos de Pertencimento (NUPs) com inscrições abertas neste primeiro momento, estão presentes as cidades Araruama; Nova Iguaçu; Piraí; Saquarema; São João de Meriti; São Gonçalo; Magé; Cabo Frio; Campos dos Goytacazes; Paulo de Frontin; Nilópolis; Duque de Caxias; São Fidélis; Carmo; Rio de Janeiro; Três Rios; Macuco; Paracambi; Paraíba do Sul; Itaocara; Cordeiro. Serão 50 vagas para cada uma das turmas.
O Ambiente Jovem tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior, bem como sobre alternativas de geração de renda através de uma visão empreendedora e sustentável.
Podem se inscrever no programa os jovens de 16 a 24 anos que morem nas localidades dos NUPs. As inscrições são feitas online no site www.ambientejovem.com.br.
Sobre o Ambiente Jovem
Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.
Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 300 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.
No último ano, o programa contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes beneficiados. Neste novo ciclo, o Ambiente Jovem foi reestruturado e ampliado para alcançar ainda mais jovens.