O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, esteve nesta sexta-feira (11/04) no imóvel localizado na Rua Bernardino de Melo, nº 2085, onde funcionava a antiga sede da Cruz Vermelha da cidade. A visita foi motivada por uma denúncia de obra irregular no local.
O prédio centenário é de propriedade particular mas está tombado pela Lei Orgânica Municipal e tem grande relevância histórica para o município. Além de ter abrigado a Cruz Vermelha, foi residência de Sebastião Herculano de Matos, figura importante na história de Nova Iguaçu.
Segundo a denúncia, as obras em andamento teriam como objetivo a demolição do imóvel, o que configura uma grave violação à legislação de proteção ao patrimônio público.

“O objetivo dessas obras, segundo a denúncia, é a demolição desse prédio histórico que é tombado pela Lei Orgânica, ou seja, não pode ser mutilado, modificado e muito menos demolido. Por determinação do prefeito Dudu Reina, a Prefeitura vai tomar todas as medidas cabíveis, até mesmo na esfera criminal, para impedir esse atentado ao patrimônio público”, destacou o secretário Marcus Monteiro.
A Secretaria de Cultura, em conjunto com as secretarias de Ordem Pública, Desenvolvimento Urbano e da Procuradoria, está adotando as providências necessárias para garantir a preservação do bem e a responsabilização dos envolvidos.
Segundo nota enviada pela Prefeitura, após o flagrante, uma ocorrência foi registrada na 52ª DP (Nova Iguaçu), que irá investigar o caso. O proprietário do imóvel foi convocado para prestar esclarecimentos. A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da SEMDUR, vai embargar a obra.
Por Michelle Almeida