Profissionais do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram nesta quinta-feira (28/07) uma capacitação voltada para o atendimento de urgência e emergência. O curso reuniu técnicos de enfermagem da Unidade de Emergência Infantil do município.
A capacitação ocorreu durante todo o dia e foi dividida em duas turmas com aulas teóricas e práticas. Os profissionais receberam treinamento em urgência e emergência para atendimento às solicitações telefônicas via 192. Após as aulas teóricas, os profissionais participaram de uma simulação em que colocaram em prática tudo que foi estudado.
A capacitação teve como objetivo qualificar os profissionais, fator fundamental para que eles saibam avaliar bem cada situação e para que seja feito o procedimento adequado durante o atendimento. “Participar desse curso com o SAMU é aprender cada vez mais porque nós precisamos nos reciclar. É uma forma de melhorar o meu atendimento ao próximo e eu percebo esse aperfeiçoamento cada vez que tenho uma oportunidade assim”, disse Ralfo de Menezes, técnico de enfermagem do município.
SAMU
O SAMU 192 é um serviço gratuito que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de equipes capacitadas acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.