As escolas privadas de Nova Iguaçu poderão retomar as atividades presenciais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (18) por meio da Resolução nº 6 de 17 de setembro de 2020, da Secretaria Municipal de Educação, onde ficam estabelecidas as recomendações sanitárias e administrativas a serem adotadas pelas instituições de ensino privadas, com classes de educação infantil e na modalidade creche, no retorno às atividades presenciais, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus enquanto perdurar o estado de pandemia por COVID -19.
De acordo com o texto, o retorno das atividades educacionais presenciais deverá ocorrer de forma gradual com no máximo 30% do número de vagas usuais, em etapas e com revezamento.
As instituições de ensino deverão adotar uma série de medidas gerais como parte das ações de prevenção e controle da transmissão da COVID-19. Entre elas:
I – manter registro atualizado dos contatos de emergência dos alunos e
funcionários;
II – assegurar o uso permanente de máscaras, por parte de todos os
funcionários, em todas as dependências do estabelecimento, obedecendo
a troca da máscara a cada duas horas.
III – estabelecer estratégias para adequada troca das máscaras pelos
alunos e prestar a devida assistência e supervisão do uso de máscaras
por crianças, em especial as que apresentarem dificuldades ou maior grau
de dependência;
IV – providenciar, antes do retorno das aulas presenciais, toda a estrutura
e recursos necessários para implementar as ações de prevenção; e,
V – suspender imediatamente as aulas em caso de falta de água, preparações alcoólicas a 70% (setenta por cento), sabonete líquido, toalhas de papel ou outros produtos de higiene, retornando as atividades apenas após o restabelecimento das condições necessárias para prevenção do novo coronavírus.
Com relação ao distanciameno social, de acordo com a resolução, as insituições privadas deverão adotar as seguintes medidas:
I – disponibilizar materiais e orientações aos pais ou responsáveis para realização de atividades educacionais com as crianças no domicilio sobre Covid-19;
II –colocar os berços ou outros locais onde as crianças dormem com distanciamento de aos menos 1,5 metro. Profissionais devem fazer uso de máscara a todo momento;
III – organizar a entrada e a saída de pais ou responsáveis, que devem usar máscaras;
IV – recomendável que a mesma pessoa, exceto as de grupo de risco para COVID-19, leve e busque a criança todos os dias. Todos devem fazer uso de máscara;
V –fazer intervalos intercalados entre as turmas para reduzir a quantidade de crianças em um mesmo espaço. A entrada em horários diferentes, com dez minutos de intervalo entre cada grupo, para evitar aglomeração na porta;
VI –atividades de movimento podem ser realizadas com grupos menores de crianças, preferencialmente ao ar livre, e os profissionais devem fazer uso de máscara;
VII – separar as crianças em grupos ou turmas fixos e não misturá -las;
VIII – sinalizar rotas dentro das escolas, para que os alunos mantenham distância entre si;
IX – fomentar horários alternativos e escalas de trabalho;
X – sentar as crianças mais afastadas umas das outras, sugira que elas façam alongamento, abrindo os braços, mantendo espaço para que não encostem nos colegas;
XI – orientar as crianças se cumprimentarem a distância;
Estas e outras recomendações podem ser conferidas na edição desta sexta-feira, 18 de setembro, do Diário Oficial de Nova Iguaçu https://diario.novaiguacu.rj.gov.br/visualizar?diarioOficial=474
Meu filho não retornará este ano. foi difícil adpta-lo as aulas online e agora que tudo está em andamento seguro e eficaz, seria insano retornar já no término letivo para uma nova adaptação ao que chamam “novo normal”. Ele ficou em casa, fez isolamento total e o uso da máscara seria uma luta diária, além do mas as aulas não ocorreriam diariamente. Não vejo motivo pra correr risco e mexer no que já está dando certo. Só retornará no próximo ano.
Eu sou contra, pois não temos um remédio eficaz e tão pouco uma vacina.
Insanidade Mental dos governantes eleitos pelo o povo, exporem as crianças diante dessa pandemia.
Qual o remédio imediato de cura para o coronavirus.
Ué. Porque ele não autoriza então a retomada das aulas das escolas públicas do município ?
Troca de máscara de 2 em 2 horas? Vc acha mesmo que terão sucesso nisso? Já quase em outubro? Pra fazer um moleque retardado abrir um livro ou um caderno já é dificil, que dirá controlar esse tipo de coisa. Vai ser uma catástrofe. Deixa em casa mesmo e em fevereiro no novo ano letivo as coisas voltam no “antigo normal”
Nosso Prefeito está permitindo o Retorno às aulas Presenciais seguindo os Cuidados Necessários, bem como as Restrições também adequadas ao processo de Retorno. Jamais nosso Prefeito usou termo de OBRIGAR alguém a fazer alguma coisa. As instituições que assumirem Retornar, precisa tomar as medidas necessárias. Sei que não cai uma folha da árvore sem que Deus permita, então precisamos apenas ter os Cuidados necessários!!! Concordo com nosso Prefeito.
Sou contra o retorno das aulas nesse momento o vírus ainda circula e não temos vacina.as escolas se estruturaram para as aulas on LINE e as crianças se adaptaram as mesmas.nao seria ideal o retorno no momento.
Só está pensando no faturamento. Não existe nenhuma garantia de não contaminação das crianças, professores e familiares.
Onde é que o Prefeitinho de Nova Iguaçu está escondendo os Remédios recebidos do Governo Federal e que deveriam ser entregues a população nos Postos de Saúde.
Cadê os REMEDIOS Prefeito ? ?
Eleições chegando gente! Só por isso.
Tem q retornar as aulas mesmo. Já passoi até da hora, a bida tem q continuar