No último 21 de setembro foi o Dia do Adolescente. Para celebrar, a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita preparou um evento especial para os mesquitenses dessa faixa etária. Em Santo Elias, o Cineteatro da Praça PEC foi local de aprendizado a partir de uma roda de conversa sobre saúde emocional, comandada pela psicóloga Jeanne Borgui.
“O público predominante no nosso município é o jovem. Então, não podíamos deixar o Dia do Adolescente passar em branco. Queremos alertá-los de que o jogo do mundo real se vence encarando desafios. O que, muitas vezes, o mundo virtual não mostra”, detalha a coordenadora dos cursos profissionalizantes do espaço, Michelle Garcia. Ela revela também que a pasta está sempre na busca de atividades para abranger todas as faixas etárias da sociedade.
A ocasião contou com a presença de 21 jovens mesquitenses. Além dos momentos de troca de ideias e de aprendizado, eles ainda participaram de dinâmicas que estimulavam a reflexão dos assuntos abordados. Essa é uma das formas de trabalhar a importância dos cuidados com a saúde mental, principalmente com esse público, que está na fase de lidar com novos desafios e situações.
“Em momentos como esses, os adolescentes podem falar de suas experiências, queixas e inquietações. Para isso, tentamos, ao máximo, proporcionar um ambiente confortável e leve. Assim, eles se sentem seguros para se abrirem. No decorrer da minha trajetória profissional, pude entender a necessidade dos jovens em serem ouvidos. Nesse caso, nada melhor do que uma escuta profissional e qualificada”, conta Jeanne Borgui.
Uma das cadeiras foi ocupada por Christian Sebastian, de 18 anos. Segundo ele, a experiência foi proveitosa em diversos aspectos. “Poder conversar mais abertamente sobre um assunto que ainda é levado como frescura, com pessoas que querem saber sobre, e aprender algo novo, sempre é bom. Espero poder participar das próximas”, relata.