Capital registrou 98,5% de ocupação hoteleira. RioGaleão e Rodoviária tiveram mais de 1 milhão de passageiros
O Rio de Janeiro registrou o melhor Carnaval dos últimos 10 anos no turismo, com uma média de 98% de ocupação hoteleira na capital, 87% no interior do Estado. A mudança no formato dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, que passaram a ocorrer em três dias, impactou diretamente o turismo e toda a cadeia produtiva do setor. Durante os dias de folia, mais de 8 milhões de pessoas impactaram a economia do estado, que movimentou cerca de R$ 6,5 bilhões, sendo R$ 5,5 bilhões apenas na Capital.
Juntos, a Rodoviária do Rio e os aeroportos RioGaleão e Santos Dumont movimentaram mais de 1,2 milhão de passageiros, sendo 500 mil, 674 mil e 104 mil, respectivamente. O Rio de Janeiro foi o estado que recebeu mais turistas internacionais, com quase 70 mil bilhetes aéreos registrados apenas nos dias de Carnaval, um aumento de 40% em relação ao Carnaval de 2024. Já no Pier Mauá, oito navios de cruzeiro atracaram entre 1º e 5 de março, trazendo mais de 20 mil passageiros à cidade.
“O Carnaval foi um sucesso e os números da ocupação hoteleira comprovam isso. Em janeiro, recebemos mais de 240 mil turistas internacionais, um crescimento de 46% em relação a 2024. Só na semana do Carnaval, foram mais de 70 mil visitantes de outros países. Estamos muito otimistas com a projeção que fizemos para 2025, de chegar ao patamar de 1,8 milhão de turistas estrangeiros, consolidando um crescimento de cerca de 20% frente a 2024, quando recebemos mais de 1,5 milhão”, disse o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Praias, bares e restaurantes lotados
Se à noite a Marquês de Sapucaí era o foco das atenções, durante o dia os turistas aproveitaram para curtir as praias e os blocos, lotando quiosques, bares e restaurantes. Segundo a Orla Rio, que administra os quiosques à beira-mar, houve um aumento de 30% no faturamento em relação aos dias comuns de verão, e de 11% em comparação com o Carnaval de 2024.
“O Carnaval de 2025 reafirmou a orla carioca como o principal ponto de encontro de turistas e foliões, consolidando-se como o epicentro da festa na cidade”, disse Ingrid Lagrotta, diretora de marketing e negócios da Orla Rio.
Até domingo, após o desfile da Campeãs, a expectativa do SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) é superar o faturamento de 2024, que chegou perto de R$ 1,4 bilhões.
Foto: Douglas Shineidr/Riotur