O Restaurante do Povo Madre Teresa de Calcutá, em Nova Iguaçu, uma das principais iniciativas de assistência social do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi reinaugurado nesta segunda-feira (02/12) com a promessa de oferecer suporte às pessoas que enfrentam a dura realidade da fome e da ausência de uma alimentação balanceada. O local vai distribuir até 3 mil refeições por dia, sendo mil cafés da manhã e dois mil almoços, atendendo especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. O equipamento será administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h para o café da manhã e das 11h às 15h para o almoço, o restaurante se tornou um ponto essencial para aqueles que lutam contra a falta de alimentos.
O café da manhã terá o custo de R$ 0,50. Já o almoço custará somente R$ 1. Pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos terão direito à gratuidade. Para isso, elas deverão realizar, no próprio restaurante, cadastramento por reconhecimento facial ou digital. Desta forma, este público terá prioridade e não precisará enfrentar filas para acessar o serviço.
O espaço, inaugurado em 2002, pelo Governo do Estado, foi desativado em 2017. Agora, o equipamento voltará a servir refeições de qualidade por preços acessíveis.
“A Prefeitura de Nova Iguaçu executou a obra e será a responsável por comandar a unidade mas isso só foi possível graças ao empenho do governador Cláudio Castro que não poupou esforços para destinar para nossa cidade os recursos necessários para que esse projeto finalmente saísse do papel”, enfatizou o prefeito Rogerio Lisboa.
Com a inauguração, a região, que também conta com Restaurantes do Povo nas cidades de Belford Roxo e Duque de Caxias, terá 10 mil refeições servidas por dia.
“Estamos trazendo mais um equipamento público que fará a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis, diminuindo a aflição daqueles que muitas vezes não têm condições de ter comida à mesa. Investimos constantemente na Baixada Fluminense para tornar a vida de todos muito melhor”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A reinauguração do Restaurante do Povo é mais do que uma simples refeição. Ela simboliza a luta contra a desigualdade social e os graves problemas alimentares que afetam muitas famílias no município.
“Este é um projeto que não apenas sacia a fome, mas também oferece uma refeição nutritiva, que é essencial para a saúde e o bem-estar da população”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes.
Para muitas famílias, a realidade é cruel: a falta de alimentos de qualidade e a alimentação inadequada são problemas diários. Muitas pessoas, especialmente crianças e idosos, acabam consumindo apenas alimentos que não fornecem os nutrientes necessários para uma vida saudável. O restaurante chega como um alento para quem não tem o que comer ou, muitas vezes, não tem acesso a uma alimentação balanceada.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, o Restaurante será de extrema importância para garantir uma alimentação saudável para as pessoas mais necessitadas.
“Estou orgulhosa por entregar um equipamento como este, que vai garantir a comida para quem mais precisa. Lutamos muito para reabrir esse restaurante”, contou.
Além da importância nutricional, o Restaurante do Povo também representa uma questão de dignidade.
“É muito importante para a cidade poder contar com um equipamento dessa grandeza. Aqui, as pessoas são tratadas com respeito e dignidade, podendo ter uma refeição adequada e com o conforto que todo cidadão merece”, enfatizou o prefeito eleito Dudu Reina que disse estar em seus planos a implantação de cozinhas comunitárias nos bairros mais afastados do Centro.
Também participaram da reabertura do Restaurante do Povo, o secretário de Estado de Trabalho e Renda, deputado Felipinho Ravis; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria; a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Dr. Deodalto; o deputado federal Juninho do Pneu; os deputados estaduais Danniel Librelon; Valdecy da Saúde, Carlinhos BNH, Elton Cristo e Rafael Nobre; os vereadores Dr. Marcio Guerreiro, Claudinho da Kombi e Claudio Haja Luz; a vice-prefeita eleita Roberta Teixeira; o procurador da CMNI, João Bosco Filho; e os vereadores eleitos Marcio Simpatia, Rogerio do Pneu e Douglas Nadaes.