Pais e responsáveis por crianças e adolescentes com algum tipo de necessidade especial terão atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais e de serviços, bancos e repartições públicas na cidade de Nova Iguaçu. A prioridade vale mesmo sem o responsável estar acompanhado da criança ou adolescente, basta ter um documento que comprove sua situação. O projeto de lei é de autoria do vereador Douglas Nadaes e foi aprovado em 2ª votação, nesta manhã (25/03), durante a sessão plenária da Câmara Municipal, e segue agora para sanção do Executivo.
“Entendo que os cuidadores de pessoas especiais precisam de tempo para cumprirem bem sua missão. Nosso projeto deseja colaborar com eles”, afirmou Nadaes. Ele explicou que a lei não exclui ou prejudica as demais prioridades previstas em legislações federais, estaduais ou municipais, devendo ser aplicada de forma complementar e integrada aos direitos já assegurados.

Por razões históricas e culturais, o vereador Dr. Manoel Barreto apresentou projeto de lei que altera o nome da Praça Chopin para Dom Pedro II, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Nova Iguaçu. Segundo o autor, Dom Pedro II foi um dos maiores responsáveis pela modernização do Brasil, na época do Império, e Nova Iguaçu foi beneficiada por suas ações. O projeto também foi aprovado em 2ª votação e segue agora para a sanção do prefeito.
Em 1ª discussão, o plenário aprovou o projeto do vereador Igor Porto que obriga a divulgação do número de emergência da Guarda Municipal – Disque 153 – nos veículos e nas unidades da Guarda, assim como nos estabelecimentos públicos municipais e meios digitais ou impressos confeccionados pelo município.
No tempo dedicado ao Tema Livre, diversos vereadores discursaram. Claudio Haja Luz falou sobre sua Indicação para que as creches municipais funcionem no horário noturno, lembrando que mais 23 creches serão construídas este ano pela Prefeitura. Dr. Robertinho parabenizou o semanário ‘Correio da Lavoura’, que no último dia 22 completou 108 anos. Robertinho falou do benefício da ampliação das faixas de ciclovia na Via Light, conforme sua Indicação, que irá significar qualidade na mobilidade da cidade. O vereador Thadeu do Marcos Fernandes denunciou o mal cheiro, na região de Santa Rita/Corumbá, bairros do 3º Distrito, produzido pela GR Limpeza e Higiene, mais conhecida como Fábrica de Sabão. “A empresa já foi notificada mas até agora não fez nada para resolver o problema. Existem muitos relatos de moradores que têm passado mal pela inalação deste ar”. O vereador Alexandre da Padaria apresentou relatório sobre sua ida à Brasília, na semana passada, quando conversou com diversos deputados federais e ministros sobre projetos que tragam melhorias para Nova Iguaçu.

O serviço prestado pela empresa Light voltou a ser questionado. Para o vereador Marcio Simpatia é preciso que haja uma reunião, que envolva todos os órgãos da cidade. “Já passou da hora da Light ser responsabilizada pelo péssimo serviço que vem prestando em Nova Iguaçu”, disse. Dr. Manoel exigiu uma solução rápida para a questão da instalação dos ares-condicionados nas escolas. “Estamos na dependência da Light”. O vereador Baixinho da Van também disse que a Light precisa ser responsabilizada pelas irregularidades.






