O Guanabara foi eleito, pela décima segunda vez, o supermercado preferido dos cariocas, por meio do projeto “Marcas dos Cariocas”, realizado pelo jornal O Globo em parceria com a Troiano Branding. O resultado foi obtido mediante pesquisa que investigou os critérios que pesam na escolha do consumidor e as diferentes dimensões do consumo: qualidade, preço, identidade (combina comigo) e evolução (está sempre se renovando).
O projeto “Marcas dos Cariocas” foi realizado em duas etapas e foram 2.175 entrevistas na primeira e 2.292 na segunda. A amostra respeitou a distribuição das variáveis “sexo” e “idade” da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE. Os nomes foram citados espontaneamente, sem qualquer estímulo escrito ou visual.
A pesquisa apontou que o aspecto mais destacado foi a qualidade. O consumidor busca algo compatível com a renda, mas que tenha valor. O segundo fator é o respeito. O carioca exige atendimento digno em qualquer canal de venda, físico ou virtual. O preço é o terceiro item de maior peso.
De acordo com a gerente de marketing da rede de Supermercados Guanabara, Perla Sant’Ana, a empresa continuará, ao longo de 2023, investindo na modernização e ouvindo sempre o que o cliente deseja.
“Vamos aplicar nossa verba, principalmente, em tecnologia. Também colocaremos todas as nossas lojas dentro do mesmo padrão, mas nosso objetivo principal é manter sempre o nosso propósito de oferecer preço, qualidade, atendimento e conforto.”, explica.