Pacientes, acompanhantes e familiares do programa de Saúde Mental participaram de uma ação de saúde com testagens rápidas, nesta quarta-feira (27/11), no Ginásio Metodista. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), promoveu testes para hepatites B e C, HIV e Sífilis. A iniciativa tem como objetivo promover o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de doenças infecciosas entre pessoas em situação de vulnerabilidade.
A escolha deste público para ação reflete a preocupação em continuar garantindo assistência integral à saúde, conforme prevê a Política Nacional de Saúde Mental. A secretária municipal da Pasta, Betania Pessoa, disse da importância dessa ação: “Infelizmente, esse público muitas vezes é invisibilizado, esquecido pela sociedade. E, além de oferecer todo acompanhamento, tratamento e diagnóstico, temos a missão de promover a saúde integral dos nossos pacientes. Por isso, a importância dessa instituição tão respeitada”, disse.
Segundo a médica Lia Lewis, responsável pelo ambulatório de hepatites virais do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), o trabalho visa garantir que os pacientes não apenas sejam diagnosticados, mas que todo o fluxo de cuidado necessário seja realizado. “A ideia é oferecer um atendimento completo: diagnóstico, investigação, tratamento e notificação, abrangendo também os familiares em casos positivos”, destacou.
Além disso, a ação utiliza estratégias lúdicas para transformar o cuidado em um momento de acolhimento e alegria. Artistas caracterizados com temas natalinos participaram da campanha, criando um ambiente leve e descontraído. A iniciativa ainda contemplou os participantes com cestas básicas e panetone. “Queremos que essas pessoas entendam que a saúde pode ser feita com alegria, carinho e respeito”, afirmou Tânia Alves, Assessora Técnica da Saúde Mental de Queimados.