Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa – comemorado neste dia 15 -, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (14), uma caminhada que reuniu mais de 100 idosos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O objetivo da ação foi sensibilizar a população do município para o combate às diversas formas de violência cometidas contra os idosos. Além disso, a iniciativa foi marcada por um ato em combate ao trabalho infantil.
A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada. Durante a caminhada, que percorreu as ruas do centro e teve como parada final a Praça Nossa Senhora da Conceição, foram elucidados os tipos de maus-tratos à pessoa idosa e as formas de serem combatidos. Além da caminhada, os idosos participaram de uma aula de dança.
Presente no evento, o prefeito Glauco Kaizer disse que o governo vai continuar trabalhando em prol da melhor idade. “Nosso objetivo é cuidar dos nossos idosos e por isso fazemos o possível para garantir seus direitos e acesso aos serviços com qualidade. A violência contra a pessoa idosa, infelizmente, é um mal que está em nossa sociedade, mas só iremos vencer com a ajuda de todos. Por isso, mantemos o Celti ativo”, enfatizou.
Já a secretária municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão, falou da importância do tema e do movimento em favor dos direitos da terceira idade. “Nossa gestão tem impulsionado as políticas públicas em relação aos nossos idosos. Além de garantir seus direitos, precisamos prestar assistência e cuidado. Por isso, estamos realizando essa caminhada, pois protegê-los é dever de todos”, disse.
Os alunos do CELTI, Carlos Luiz Bento (73) e Maria da Penha (70), caminharam juntos e se manifestaram por meio de um cartaz contra a violência à pessoa idosa. “Esse evento foi maravilhoso. Precisamos falar sempre sobre os diferentes tipos de violência, pois esse é um tema importante e por isso estamos nesta luta”, afirmaram.