Foi inaugurada na última quarta-feira (23), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do bairro São Jorge. A prefeitura reiniciou as obras da unidade no início de 2021 e desde de junho de 2022 passou a ser administrada pela concessionária Águas do Rio.
A Estação de Tratamento de Esgoto tem capacidade para tratar em torno de 7,4 litros por segundo, o que equivale à geração de esgoto de aproximadamente 1.200 ligações no bairro São Jorge, o que beneficia aproximadamente 4 mil pessoas só nesta região.
O prefeito Glauco Kaizer esteve na inauguração e destacou a importância da estação: “Muito bom ver a ETE já em funcionamento, afinal, a Baixada tem um déficit muito grande deste serviço. Em breve mais unidades serão inauguradas nesta parceria com a Águas do Rio. Queimados será o primeiro município a universalizar água e esgoto no Estado. Essa é a promessa da concessionária”, finalizou.
No total, mais de 159 mil pessoas estão sendo beneficiadas com o assentamento e substituição de redes de água no município. Já foram implantados e substituídos em Queimados mais de 12,8 km.
A concessionária também realizou a substituição da rede de água na E.M Professora Scintilla Exel, beneficiando mais de 1.2 mil alunos.
O sistema de esgotamento sanitário através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.
Boa, mas não vejo a Igua que atende a Barra da Tijuca fazendo nada. Cade os nobres deputados?
Aqui no vila central queimados divisa com engenheiro pedreira .nao temos agua potavel e nem tao pouco esgoto aquio esgoto e ceu aberto ou sumidoro e olhe la.luz publica nem sabemos certo o que e? Asfalto o que e isso?
Após levantamento aerofotogramétrico, localizam-se as estações elevatórias, que carregarão a ETE. Como realizar isso, se a maior parte da população é inadimplente ?