O município de Queimados dá mais um passo no combate ao déficit habitacional. A Prefeitura e o Governo Federal assinaram, no último dia 29, um Termo de Cooperação Técnica para a construção de 600 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade da Baixada Fluminense. Os condomínios, seguindo as novas normativas do MCMV, serão divididas em três bairros: Vila Zenith (Brasileirinho), Parque Ipanema e Jardim Queimados.
De acordo com o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, a política habitacional é levada a sério no município e o início das construções começam em breve: “Muita felicidade em anunciar mais 600 unidades habitacionais para as pessoas que mais precisam em nossa cidade. Tudo certo entre prefeitura e governo federal e o início das obras será ainda no segundo semestre deste ano”, destacou o prefeito.
As secretarias municipais de Habitação, Urbanismo e Obras trabalham em conjunto para execução da construção. O secretário municipal de Habitação, Ribamar Dadinho, também destacou a parceria com o Governo Federal para a habilitação destes empreendimentos: “Nossa equipe, junto com outras secretarias, temos este projeto como prioridade, afinal, sabemos da importância destas unidades para a população de Queimados. E isso só foi possível graças à boa vontade da União que leva o tema habitação a sério”, ressaltou.
As novas diretrizes do “Minha Casa, Minha Vida” orientam a construção de condomínios de até 200 apartamentos em bairros diferentes. Em Queimados, o projeto prevê apartamentos com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. As áreas comuns são compostas por guarita, bicicletário, áreas de convivência, praça do xadrez, quadra, equipamentos de ginástica, área de recreação infantil, biblioteca, churrasqueira, espaço pet, entre outras.
Desde 2012 que não se abrem inscrições para sorteios de unidades habitacionais em Queimados. Além dos novos empreendimentos, a prefeitura também retomou a construção de 134 unidades habitacionais no bairro Eldorado, que estavam paralisadas há mais de 10 anos e anunciou a retomada dos 1.200 apartamentos do condomínio Dona Ivone, no bairro Vila São João.