Cidade cumpriu os 20 requisitos necessários para o reconhecimento do Governo Federal
Depois de um ano inteiro de dedicação, o trabalho dos profissionais da educação que atuam na alfabetização foi reconhecido com todo mérito nesta quinta-feira (5). Afinal, a cidade recebeu ouro na primeira edição do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, do Ministério da Educação. O município cumpriu os 20 requisitos necessários para esse reconhecimento e atingiu 87 pontos.
Para concorrer aos selos bronze, prata ou ouro, os municípios que aderiram ao Selo deverão comprovar as ações realizadas com foco na alfabetização durante o ano de 2024 por meio do envio de documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação, destaca os esforços de Estados e municípios na garantia do direito à alfabetização das crianças.
Entre os fatores que contribuíram para o reconhecimento estão a implementação de políticas públicas específicas para alfabetização, formação continuada de professores e gestores, distribuição de materiais pedagógicos e a criação de ambientes como os Cantinhos da Leitura, que enriquecem o processo de aprendizagem nas escolas.
O prefeito Glauco Kaizer festejou essa conquista com os profissionais de educação: “Esse reconhecimento só confirma os avanços que implementamos em nossa Rede Municipal de Educação nos últimos anos. Investimos muito na formação continuada dos professores com o objetivo de incentivar práticas inovadoras e que possam fortalecer os processos de ensino-aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”
Na edição deste ano, 4.578 municípios participaram do processo de avaliação, que reconhece avanços e boas práticas de alfabetização. “Essa conquista reafirma o compromisso de Queimados com a educação de qualidade e reforça a importância de unir esforços para transformar a vida das crianças por meio do aprendizado. Esse selo é o reconhecimento do trabalho árduo de nossa equipe, dos professores e de toda a rede municipal de ensino”, destaca o secretário municipal de Educação, André Monsores.
Foto: Divulgação/PMQ