Jovens da Baixada encontram esperança e qualificação em cursos como Cuidadores de Idosos,Técnico em Refrigeração, Inclusão Digital e Eletricista Predial, entre outros
A sexta-feira, dia 30 de agosto, foi de festa na Bacia do Éden, uma das principais comunidades de São João de Meriti. Exatos 183 alunos do Qualifica Rio, projeto da ONG Promacom que leva cursos técnicos a moradores de periferia e comunidades da Baixada e do Rio, receberam seus diplomas de formatura em cursos técnicos chancelados pela UNIRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Moradores dessa comunidade, uma das maiores de São João, e também de outras nos arredores, eles se qualificaram nos cursos de Cuidador de Idosos, Eletricista Predial, Técnico em Refrigeração, Inclusão Digital, Trancista, Barbeiro e Design de Sobrancelhas. Cada curso dura três meses e garante um diploma que valoriza a mão de obra de quem recebeu numa região de baixo IDH e carente de cursos profissionalizantes.
“Fico muito satisfeito em ver estes jovens concluindo estes cursos que farão a diferença para eles no mercado de trabalho. Hoje é dia de festa”, disse Alcimário Junior, presidente da Promacom, cujo trabalho está espalhado por 11 polos em todo o Estado. Um dos formandos é o técnico em Enfermagem Sérgio da Silva, de 23 anos, morador do Éden, que concluiu o curso que lhe dá sustento há um ano. Hoje ele completa os estudos em inclusão digital e, entre outras conquistas, aprendeu a fazer planilhas no Excel e apresentações em PPT, o que o valorizou no hospital em que trabalha.
“Antes do curso eu até me escondia quando precisavam completar as fichas dos pacientes”, brinca. “Meu conhecimento era muito limitado. Agora, digito rápido e sei fazer estes registros de pacientes direitinho”, disse, orgulhoso. “Aprendi a preencher a ficha de evolução de paciente, como ele anda, se tem problemas por conta do período internado, estas coisas importantes no meu trabalho”, completou.
Adriane Faustino Nogueira, 23 anos, mãe de duas filhas, conta que o curso de Cuidador de Idosos, concluído no primeiro semestre, se transformou em sua principal fonte de sustento. Ela, que agora se forma como Barbeira, destaca o incentivo que recebeu através dos cursos da Promacom, buscando sempre novas oportunidades. Por isso decidiu se aprimorar no corte de cabelos.
“Agora vou cortar o cabelo do meu marido, das meninas e dos vizinhos – brincou. – Mas a verdade é que esses cursos foram uma bênção na minha vida porque gosto de cuidar. E cuidar dos idosos tem sido gratificante”, finalizou Adriane.