Em Duque de Caxias, 215 estudantes, de 9 a 14 anos, da Escola Municipal Campos Elíseos, do CIEP Municipalizado 318 Paulo Mendes Campos e do CIEP Brizolão 229 Candido Portinari concluíram as atividades do Projeto Centro de Esporte e Educação (CEE) em 2020. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Firjan SESI e a Petrobras, em vigor desde 2018, que conta ainda com a parceria da Prefeitura local e da Secretaria de Estado de Educação.
Em meados de março, por conta do novo coronavírus, houve a suspensão das atividades presencias. Logo em abril, no entanto, o projeto retomou os trabalhos, porém de forma remota, justamente para contribuir com a adaptação ao período de isolamento social. Por meio de tarefas via aplicativo de mensagens instantâneas e nas redes sociais, foram ofertados às crianças, jovens e familiares orientações, informações, reflexões e conteúdos múltiplos que ajudaram na nova rotina.
A entrega de cestas básicas foi uma solução encontrada pelo projeto para reforçar o suporte socioeconômico aos grupos de maior vulnerabilidade social durante a pandemia. Desde agosto, foram realizadas quatro entregas mensais aos alunos e suas famílias. Outra ação foi a distribuição de apostilas impressas com conteúdos relacionados às seis oficinais culturais, esportivas e de educação ambiental ofertadas pelo CEE para o contraturno escolar.
O aposentado Cláudio Soares da Silva, morador do bairro Campos Elíseos, tem dois filhos participantes. Segundo ele, os jovens se sentem cada vez mais estimulados a estudar. “O projeto evitou a presença desnecessária das crianças na rua. Com isso, passaram a estudar mais, a tirar melhores notas, a interagir melhor com os professores.”, disse. Já o estudante Gabriel Vianna, filho mais novo de Cláudio, explica que o interesse pelo projeto surgiu ao notar a satisfação e o desempenho do irmão mais velho nas atividades. “Gosto muito dos professores, dos passeios, dos lanches, de todas as atividades do projeto. Quero que ele volte em 2021”, defendeu.