Na porta da casa de Jorgete Gonçalves, 75 anos, o caminhão do Programa Vem com a Gente (VCG) anunciava que as intervenções da Águas do Rio já estavam acontecendo na região. A moradora da Travessa Marques, no Centro de Queimados, ouviu o carro de som passar na sua rua, informando que a concessionária estaria na cidade realizando atendimentos à população, e ficou na expectativa para trocar o hidrômetro de sua residência.
“Quando ouvi que a empresa estaria aqui no meu bairro, me organizei para ser uma das primeiras pessoas a ser atendidas. Meu hidrômetro já era antigo e não funcionava muito bem e, apesar de morar aqui há tantos anos, a conta ainda estava no nome do antigo dono. Consegui ser atendida e, além do hidrômetro novo, coloquei a conta no meu nome. Resolvi tudo muito rápido e sem burocracia. Foi ótimo!”, contou a dona de casa.
O coordenador regional do programa, Wallas Rangel, explica que as equipes estão capacitadas para realizar diversos tipos de serviços facilitando a rotina dos clientes. Um dos procedimentos executados é a padronização dos hidrômetros, que permite o fácil acesso ao equipamento para a realização de leitura e execução de procedimentos de manutenção, na ligação dos imóveis, mesmo quando o morador está ausente.
“Os profissionais estão percorrendo as ruas de Queimados diariamente, vendo de perto as prioridades de cada localidade. Além da instalação e padronização de hidrômetros, eles estão aptos a realizar a troca de titularidade, atualização de dados, cadastro na Tarifa Social, manutenção de rede, reparo de vazamentos, novas ligações, renegociação de dívidas e outros serviços”, pontuou.
Assim como Jorgete, mais 15 mil pessoas estão sendo beneficiadas com as intervenções da concessionária no Centro da cidade. Um deles, o aposentado José Rodrigues, de 85 anos, que solicitou uma vistoria das equipes na sua residência. “Sou morador de Queimados há mais de 70 anos e, desde que a Águas do Rio chegou, percebo como o fornecimento da água melhorou. Antes, ela não tinha dia certo para cair e, agora, não tem mais faltado. Aproveitei o atendimento que a empresa estava oferecendo para pedir uma nova ligação de água para a casa que sou proprietário e pretendo alugar”, comentou.
A valorização dos imóveis é uma das vantagens adquiridas pelos moradores que passam a ter relação com a empresa. O diretor-superintendente da concessionária, Luiz Fabbriani, comemora os avanços alcançados até o momento e reforça que a companhia está empenhada em levar os serviços para mais famílias nos próximos meses.
“Estamos trabalhando para trazer mais qualidade de vida para a população e, desde o início da operação, nossas ações já beneficiaram mais de 71,5 mil moradores em Queimados. Além das residências, através do programa Vem com a Gente, ampliamos os benefícios ao comércio local e geramos renda para a cidade. Nosso planejamento é alcançar outros bairros ainda este ano, regularizando a situação cadastral dos clientes e ampliando o acesso ao abastecimento de água tratada”, explicou.
Além do serviço porta a porta, equipes da concessionária realizam atendimento itinerante na loja da Águas do Rio. O atendimento à população acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h, no Centro Comercial Queimados (CCQ), situado na Rua Eloy Teixeira, nº 165, no Centro.