O Governo do Estado inaugurou, nesta quarta-feira (12/08), a 28ª base do Rio de Janeiro do programa Segurança Presente na cidade de Magé. Haverá equipes para reforçar o patrulhamento no Centro do município e no bairro de Piabetá. Este é o sétimo ponto de atuação dos agentes – os outros ficam no Centro de Nova Iguaçu, Austin, Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados e São João de Meriti.
O governador Wilson Witzel participou da cerimônia de lançamento do programa em Magé, que vai funcionar diariamente, das 6h às 22h. Ao todo, 14 agentes farão os patrulhamentos a pé, em motocicletas e em carros.
– A segurança pública do Rio de Janeiro é a que dá os melhores sinais de redução de criminalidade em todo o Brasil. Áreas como Queimados, onde morriam mais de 150 pessoas por 100 mil habitantes, tiveram uma queda expressiva de casos. Ainda é um número elevado, sim, mas demonstra o trabalho que a Polícia Militar tem realizado – afirmou Witzel, que ainda destacou:
– A polícia tem se empenhado para mudar a visão de que o Rio de Janeiro era um local inseguro. Em 2019, tivemos 22% a mais no número de turistas, enquanto o Brasil perdeu 4%. Não é um trabalho fácil recuperar a economia de um estado, mas estamos no caminho certo. O turismo e a agricultura serão as nossas próximas fatias do PIB que vamos engordar para sustentar a economia fluminense.
Além do reforço no Centro de Magé, agentes também reforçarão a segurança em Piebetá, bairro com grande concentração de comércio e uma das principais rotas para a Região Serrana do estado.
Programa chega também em Itaguaí
A expansão do Segurança Presente seguirá com o início das atividades da base de Itaguaí, na Região Metropolitana. O objetivo do programa é aumentar a sensação de segurança da população e ajudar a reduzir os índices de criminalidade da região.