Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Mesquita recebeu o programa RJ para Todos + Serviços. A ação aconteceu na última quinta-feira, 7 de abril, e teve o intuito de auxiliar as vítimas das chuvas em caráter especial. Aproximadamente 1.400 pessoas receberam atendimento na Praça PEC, de 9h às 13h, em serviços do DETRAN, Fundação Leão XIII e mais.
Thaile Mascarenhas, 27 anos, é moradora de Jacutinga e esteve presente para a retirada da segunda via do RG. “Eu perdi minha identidade, minha certidão de casamento, todos os documentos que são importantes. Então, foi muito bom ter essa ação em conjunto, porque ninguém esperava uma chuva dessas”, relatou. Sandra Aparecida, 39, também esteve no local com o mesmo objetivo. Segundo ela, a prefeitura de Mesquita, junto com o Governo do Estado, fizeram uma ação de muito significado. “Toda ajuda é bem-vinda. Estão fazendo algo por nós, que estamos sem chão, depois de perder tudo”, disse.
“Nossa cidade passou por um momento muito complicado durante a noite de sexta-feira, 1º de abril, e a madrugada de sábado. E, por isso, estamos trabalhando em uma força-tarefa, desde então, para auxiliar nossos munícipes com o que for possível. Essa parceria com o Estado amplia mais ainda isso”, explica a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Nara Cristina.
Foram disponibilizados, ainda, serviços para a segunda via de certidões de nascimento e óbito, habilitação para casamento, expedição de carteira de trabalho digital e banco de empregos do SINE, o Sistema Nacional de Emprego. Além de atendimento social e serviços de beleza.
“A gente sabe que muitas pessoas tiveram suas casas atingidas pelas chuvas e, é óbvio, quando esse tipo de evento acontece, nós abandonamos nossos documentos e demais pertences para trás. Então, viemos aqui exatamente para isso, para fazer esse atendimento e trazer os serviços que a população precisa”, diz a subsecretária estadual de Gestão do SUAS, Érika Rangel.
Inscrição e atualização do Cadastro Único
A Assistência Social também separou uma área específica para o CadÚnico. Cristina Nascimento foi uma das 199 pessoas a comparecer ao local para a atualização do seu cadastro e aproveitou para levar a sua vizinha.
“Entrou água na minha casa, em Jacutinga, e acabei perdendo muita coisa. Então, vim aqui para manter minhas informações atualizadas e me informar mais sobre como eu consigo obter os benefícios de tarifa social, por exemplo”, explicou a moradora.
FOTOS Bea Silva