Duas irmãs se juntaram às mais de 1.600 artesãs do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu. Através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, Erica de Melo Oliveira, de 41 anos, e Ingrid de Melo, de 30 anos, moradoras do bairro da Cerâmica, em Nova Iguaçu, receberam a carteirinha da FENIG. A entrega foi realizada nas últimas duas semanas, no Centro Social São Vicente, o Patronato, no Centro do Município, seguindo um calendário para evitar aglomerações, devido à pandemia.
“Essa oportunidade que eu estou tendo com essa carteirinha da FENIG está sendo uma bênção e vai expandir o meu trabalho. Eu e minha irmã aproveitamos para crescer juntas. Essa é uma oportunidade de crescimento”, afirmou Erica, que fez curso de corte e costura no Patronato, e hoje é especializada em criar bolsas e outros acessórios.
Ingrid conta que ficou sabendo das inscrições para o Programa e avisou à irmã. As duas se inscreveram e passaram pelo processo de avaliação. “Eu bordo em blusas, chinelos e biquinis. Nós colaboramos uma com o trabalho da outra”, afirmou Ingrid.
No total, 401 novos profissionais do artesanato da Cidade foram cadastrados após o processo de inscrição e de avaliação realizado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
“Comecei no crochê como um hobby e aos poucos senti o meu trabalho valorizado. Neste período da quarentena, aproveitei as lives de Marketing Digital, Fotografia e Whatsapp Business realizadas no Instagram da FENIG (@fenig.novaiguacu) e aprendi muito. Apliquei as técnicas nas minhas redes sociais e consegui aumentar o número de seguidores e as vendas”, contou Aline de Souza Carneiro da Silva, de 34 anos, moradora do Carmari, especializada na confecção de tapetes e moda casa, feliz com a carteirinha de artesã do Programa Municipal de Artesanato.
Agora 1.600 artesãs e artesãos, moradores de Nova Iguaçu, estão cadastrados no Programa que realiza feiras de artesanato na Praça Rui Barbosa, na Praça Antônia Flores, na Praça de Miguel Couto, na Praça de Comendador Soares e no Km 32, além de participarem do Espaço de Artesanato FENIG/Sebrae, no TopShopping e do Kiosque das Artes, em Morro Agudo. A FENIG realiza o projeto Trilhas do Conhecimento, que leva os artesãos a importantes espaços do artesanato do Estado, como o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro e o Museu do Artesanato do Estado. Os profissionais cadastrados participam da Rio Artes Manuais, do Salão Estadual do Turismo e da Mega Artesanal, em São Paulo, a maior feira do setor na América Latina. Eles também têm descontos de até 30% em lojas parceiras, para a compra de materiais de trabalho.
Além disso, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da FENIG, organiza diversas turmas do curso de Marketing Digital específico para os profissionais do artesanato, na Casa da Inovação, numa ação da FENIG, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2019 duas turmas se formaram.
Outras ações de formação continuada são realizadas pela Fundação, incluindo workshops sobre vendas, palestras e seminários sobre como fortalecer seus negócios. No início do mês de março, antes do período da quarentena, a FENIG realizou na Casa de Cultura, uma série de eventos com palestras e apresentações artísticas para celebrar o Mês do Artesão. Devido à pandemia de Covid-19, as medidas de isolamento levaram à FENIG a criar uma nova forma de tornar a quarentena um período proveitoso. A Fundação realizou uma série de lives no Instagram @fenig.novaiguacu sobre empreendedorismo, negócios digitais e oficinas de artesanato. Na telinha, os artesãos puderam fortalecer seus conhecimentos e trocar ideias sobre como vender seus produtos. O Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, através do projeto “Livros para Voar”, outra ação importante da FENIG, também conta com a série de lives “Papo Literário” com escritores de Nova Iguaçu, convidados a falar sobre a vocação literária da Cidade.
Como faço pra tira a carteirinha de artesã