O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Nova Iguaçu vão entregar a Carteira Nacional de Artesão a 50 profissionais do município que cumpriram todas as etapas do cadastramento. Dentro da tradição, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, através do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura, é parceira do evento na cidade. A cerimônia será nesta quinta-feira (17/06), às 10h, no Patronato, localizado na rua Governador Portela, 382, no Centro de Nova Iguaçu.
Seguindo as diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro, o PAB, com essa carteira, os artesãos podem participar de feiras de artesanato nacionais e internacionais, tem acesso a incentivos fiscais, cursos e oficinas, isenção de ICMS, facilidade de microcrédito, entre outros benefícios.
O PAB foi instituído com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando a qualificação profissional e também fomentando o artesanato como forma de empreendedorismo.
O programa é representado nas 27 unidades da federação por meio das Coordenações Estaduais do Artesanato, que executam diretamente as atividades de desenvolvimento do segmento artesanal.