Presidente da Promacom, Alcimário Junior escreveu livros de prevenção ao abuso infantil e empreendedorismo e recebeu Diploma da maior premiação de Cultura, o Heloneida Studart
Ele tem 42 anos e filho de mãe solo desde os 4 anos de idade. Cresceu ao lado de dois irmãos com muita dificuldade numa casa simples em Vila de Cava. Em 2004, foi o primeiro a tirar a nota máxima na redação no Enem, e conseguiu cursar e se formar em Relações Internacionais na PUC. O dia da aprovação foi inesquecível. Parecia final de Copa do Mundo na rua onde morava. Nem ele próprio acreditava no sucesso. Alcimário Junior, filho ilustre de Nova Iguaçu, hoje professor especializado em alfabetização, formado também em Direito pela UFRJ, foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa com o Prêmio Heloneida Studart, concedido aos trabalhadores da cultura que fazem diferença em seus territórios.
“Conheço de perto o trabalho da saudosa deputada Heloneida, que sempre teve um olhar generoso para as pessoas que mais precisam. Teve uma vida marcada por este olhar. Tanto é que foi presa e perseguida pela ditadura militar. Este diploma, com certeza, vai para a primeira prateleira da estante lá de casa”, disse Alcimário Junior.
A premiação, de autoria da deputada Verônica Lima, faz jus ao trabalho valoroso de Alcimário, que passou pela Escola de Música Villa Lobos, num trabalho memorável frente à biblioteca da instituição. Foi Coordenador Executivo do grupo de trabalho para a criação da Lei 8266/18, que trata patrocínio de projetos Culturais e Esportivos pelo ICMS, e da Lei 8246, que institui o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura nas Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro.
Também foi Coordenador do Programa de Proteção a Jovens em Territórios Vulneráveis e do Sistema Estadual de Bibliotecas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Uma de suas paixões, claro, é a literatura. Autor do livro “Efeito Vencedor” e do e-book “Atitude EMPREENDEDORA – Guia prático para jovens que querem transformar realidades”, lançou, em maio de 2023, a coletânea de livros infantis “As aventuras de Lion, o Cachorro levado!” e as músicas-tema de cada livro “Uma história vou contar” “Olha o carrapato” e “Te amar é tão legal”.
Em maio deste ano, no dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual Infantil, seu livro “Formiguinha Arteirinha”, que ensina as crianças a combaterem qualquer tipo de abuso, foi lançado pela Editora Colaborativa LivroLivreBXD. Vencedor do Prêmio Ruy Afrânio Peixoto pela Lei Paulo Gustavo, como escritor e difusor da Leitura, Literatura e Educação em 2023; e do prêmio Antônio Fraga de literatura pela FENIG )Fundação Cultural e Educacional de Nova Iguaçu) pelo conto ESCRAVOS FUGIDOS, Alcimário hoje preside da OSC Projeto Mais Comunidade, onde promove qualificação profissional em territórios em vulnerabilidades e oportunidades esportivas para crianças, jovens e adolescentes de bairros e territórios carentes.
“Não faço nada além do que devolver às crianças do meu território tudo aquilo que pude acumular de conhecimento justamente para mudar a realidade destas pessoas, da mesma forma que um dia aconteceu comigo”, completou Alcimário.