Procon RJ lança guia com legislação atualizada para consumidores turistas nacionais e estrangeiros

Sabendo que neste período é esperado um maior movimento de turistas, o Procon/RJ lançou um guia direcionado a esses consumidores, com dicas e informações importantes baseado no código de defesa do consumidor e demais legislações atualizadas, para que os visitantes tenham uma experiência agradável.

 Instruções sobre formas de pagamentos dos transportes públicos e privados, orientações nos casos de cancelamentos ou atrasos de voos ou ônibus, além de dicas sobre hospedagem, restaurante e a necessidade de observar o valor digitado na máquina de cartão na hora de efetuar um pagamento, constam nesse manual que está disponível, em três idiomas, português, inglês e espanhol, podendo ser acessado nas redes sociais e site da autarquia.

 “Nesse ano, só na temporada de cruzeiros, a estimativa é que cerca de 500 mil turistas passem pela cidade, segundo o Píer Mauá e CVC Brasil. Por isso, é muito importante garantir que eles tenham uma experiência segura e de qualidade. Criamos um guia objetivo, mas que aborda os principais temas que podem gerar dúvidas e evitar aborrecimentos, com a intenção de proteger, orientar e acolher nossos visitantes consumidores, que tanto contribuem para a economia do estado. É importante que o fornecedor entenda que, o consumidor  bem atendido, respeitado nos seus direitos consumeristas, com soluções rápidas nos imprevistos, tem maior chance de retornar ao nosso Estado e ainda pode recomendar o Rio como um bom destino de viagem”, aponta Cássio Coelho, presidente do Procon/RJ.

 Além disso, a autarquia possui um grupo de trabalho direcionado ao atendimento do consumidor turista, nacional ou estrangeiro e de grandes eventos – ProconTur, que foi criado no início da atual gestão do Procon-RJ e estará, durante essa alta temporada, atendendo às reclamações desse público, através dos telefones (21) 9937-19647 e (21) 9933-28289, e pelo e-mail: procontur@procon.rj.gov.br, de 09h às 17h de segunda à sexta. Nos dias de Carnaval, um plantão especial estará de prontidão, bem como, nos principais eventos no decorrer do ano.

 “O objetivo do ProconTur é dar maior rapidez na solução dos problemas consumeristas que possam surgir durante a visita em nosso estado, já que estes consumidores estão de passagem e precisam ter seus direitos garantidos e problemas solucionados dentro de um prazo diferenciado, tornando assim, a experiência de conhecer o Rio muito mais agradável, garantindo que esses turistas retornem mais vezes”, conclui Coelho

 O guia para os turistas pode ser acessado através do link  https://bit.ly/Guia_para_o_consumidor_turista_ProconRJ ou pelo QRcode e também será distribuído na sua forma impressa nas principais entradas de turistas no estado.

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