Em audiência pública sobre a vacinação em gestantes contra a Covid-19, o deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), que preside a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 e a CSSF, defendeu que as gestantes apresentem prescrição médica para que sejam vacinadas.
“Sugiro que o Ministério da Saúde peça prescrição para uso da vacinação em gestantes com comorbidades ou não. Assim, cada obstetra fará uma avaliação do risco da vacinação nas pacientes”, disse o deputado.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Franciele Fantinato, a vacinação segue suspensa para gestantes sem comorbidades e autorizada para gestantes com comorbidades com as vacinas da Pfizer e da Coronavac.
A reunião, realizada nesta quarta-feira (12/05), contou com a participação da coordenadora do Programa de Imunizações do Ministério da Saúde, Franciele Fantinato; Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; Gerente Geral da Gerência de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes; Gerente da Farmacovigilância da Anvisa, Helanine Carneiro; Diretor da Divisão de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância do Instituto Butantan, Alexander Roberto e o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Aurelio Krieger.