Nesta segunda-feira (31/07), a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu o 1° encontro dos profissionais da área da cidade. Com o tema “Educação: construindo e ressignificando saberes”, o evento ocorreu na Escola Municipal Ary Schiavo. O encontro propôs um momento de troca de experiências pedagógicas e contou com uma palestra da professora Ana Jacqueline Braga, de Brejo Santo (CE).
A secretária municipal de Educação, professora Caroline Ontiveros, destacou a importância da mobilização, que reuniu cerca de 500 profissionais da educação, e justificou a escolha de Ana Jacqueline Braga como palestrante. “Trabalhamos muito, fizemos um planejamento e oferecemos um encontro de qualidade aos nossos profissionais. Esse momento de aprendizagem e troca de experiência será fundamental para fazermos a diferença na vida dos nossos alunos. Conseguimos trazer a professora Ana Jacqueline Braga para palestrar. A prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, sempre teve o pensamento de pesquisar cidades que são referências no Brasil, e na educação, Brejo Santo (CE) se destacou. E a Ana Jacqueline fez um grande trabalho por lá”, disse a gestora.
Durante a palestra, a professora Ana Jacqueline Braga, ao abordar a temática “Educação: construindo e ressignificando saberes”, defendeu que a afetividade é o fio condutor da educação. “Queremos construir uma educação de qualidade. E para isso, não podemos esquecer que o professor é o principal recurso de uma escola. E na educação, a afetividade assume um papel de vital importância. A humanidade intelectual, a generosidade mental e a coerência ética são os pilares deste contexto. O educador também precisa tomar cuidado com os pré julgamentos e calibrar o olhar”, pontuou.
A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ary Schiavo, Damiana Soares, aprovou o encontro com os representantes das escolas municipais. “Todos os profissionais da educação precisam desses momentos de reflexão e união. A reciclagem é fundamental, pois precisamos estar atualizados. É uma grande satisfação ter a oportunidade de aprender com os grandes nomes da educação japeriense”, avaliou.