Mãe
da pequena Laila Vitória, de 4 anos e Rayan, de 1, a dona de casa Ana Luiza
Ferreira Lemos, 20, aproveitou a nova edição do “Prefeitura
Presente”, ontem (22), no Condomínio Chamonix para cadastrar a filha no
programa “Busca Ativa Escolar”, e garantir, desde já, vagas para o
próximo ano letivo escolar. O “Prefeitura Presente” também teve
programas de assistência social e saúde, tudo de graça.
“Estamos realizando esse estudo de demanda e verificando se há alguma
criança fora da sala de aula. Ela sendo detectada, encaminhamos a criança a uma
escola mais próxima de sua residência. Esse programa já existe no município e
acontece constantemente. Vamos estar presentes neste tipo de evento para
facilitar a vida da população”, explicou a secretária de Educação Maria
Virgínia Andrade.
Entre outros serviços oferecidos durante o ‘Prefeitura Presente’ estiveram o agendamento de mamografia; realização de testes rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV; pesagem para o Bolsa Família; aferição de pressão arterial e de glicemia capilar; caderneta do idoso, todos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde.
“Fiz o teste de glicose, pois estava preocupado, já que toda minha família é diabética. Quis quebrar esse tabu de que homem não se cuida. Já aferi a pressão e vou tirar a segunda via de identidade. Ainda tive um tempinho para trazer minha mãe para tirar o cartão do idoso e fazer o Vale Social. Uma oportunidade como esta não podia perder”, destacou o garçom e morador do bairro Ipiranga, Marcos Alexandre Rodrigues de Souza, de 41 anos.
Já a Secretaria de Assistência Social ofereceu o cadastramento e recadastramento do ‘Bolsa Família’ e benefício de Prestação Continuada; agendamento de 1ª e 2ª via de carteira de trabalho e da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem e cadastramento na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades.
“Me cadastrei para tentar uma vaga de emprego e com o Prefeitura Presente quero dar o primeiro passo para alcançar meus objetivos. Há três anos que minha carteira não é assinada. Meu último emprego foi de auxiliar de serviços gerais”, contou a moradora Fabiana Rosa Fabiano, 29 anos.
Pais de Sofia, de 2 meses, o casal Wesley Maia da Silva, de 20 anos, e Roberta de Almeida, 21, também se cadastrou na Agência Nova Iguaçu de Oportunidades e ainda aproveitou para se inscrever no Bolsa Família.
“Nossa renda é pouca, então qualquer ajuda é bem-vinda. Se fosse buscar por este serviço no Centro de Nova Iguaçu iríamos gastar muito dinheiro com passagem. Aqui é na porta de casa”, lembrou Wesley.
Também aconteceram atividades do ‘Matemática na Praça’ da Fenig, oficina de artesanato, contação de histórias, pinturas e recreação para as crianças com pula-pula e ações da Suvam com orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre a dengue.
“Fiz os testes rápidos de saúde, mas há outros pontos que devemos nos preocupar, como os caramujos africanos, que se proliferam no calor. Aprendi que o quintal deve estar sempre limpo e devemos fazer o descarte correto do caramujo”, disse a manicure Márcia Cardoso Batista, 46.