Um grande fórum irá acontecer na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, no dia 18 de maio, às 18 horas, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O procurador-chefe da CMNI, João Bosco Filho, e sua assessora Pamela Cunha, estiveram reunidos, na tarde de terça-feira (10) com Monique Moraes Carvalho Gambardela, subsecretária dos Conselhos Municipais, Caroline da Silva Abrahão, coordenadora jurídica e Gustavo Franco de Carvalho Silva, assessor administrativo, para preparar o evento.
Estarão na mesa que conduzirá o fórum o presidente da Câmara, Dudu Reina; o secretário de Governo, Manoel Barreto: a subsecretária dos Conselhos Municipais, Monique Gambardela; a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros e a presidente do Conselho municipal das Crianças e dos Adolescentes, Viviane Cordeiro.
Através do diálogo e conscientização acerca da temática, a atividade pretende convocar a sociedade para assumir a responsabilidade do enfrentamento à problemática atual em todo país.
O dia 18 de maio foi criado pela lei federal n° 9.970, de 2000. Durante 1 mês, Nova Iguaçu será sede do ativismo contra o abuso e exploração sexual. Várias atividades, parceria do poder público e da sociedade civil, irão acontecer.