Ontem e hoje, 12 e 13 de setembro, foi realizado o Projeto Defesa Civil nas Escolas. Os profissionais da pasta visitam as unidades escolares para ensinar técnicas de primeiros socorros aos alunos e explicar o papel das sirenes em caso de muita chuva e desastres naturais. Também conversam sobre o risco de manusear animais peçonhentos. Desta vez, a ação foi na Escola Municipal Valério Vilas Boas, no Jardim Íris.
O geólogo da Defesa Civil de Meriti, Rafael Sousa destacou a importância das ações e a escolha das unidades educacionais: “Queremos compartilhar conhecimento. É preciso trabalhar esse tema na escola, pois aqui preparamos nossas crianças para que tenham essa noção desde pequenos e ao longo da vida possam repassar para outras pessoas. O objetivo é que nossas comunidades estejam cada vez mais seguras e protegidas contra os riscos.”
O encontro visa ensinar as crianças a como se proteger em caso de desastres naturais e o que fazer para evitá-los ou minimizar suas consequências para transformar os pequenos em compartilhadores de informações. As ações ocorrem em escolas próximas a áreas de risco e seguirá ao longo de todo o ano.
“Aprendi que não devemos tocar em animais peçonhentos, pois eles são perigosos e a importância de buscar um lugar seguro em caso de chuvas. É primeira vez que participo de uma aula assim”, afirmou a aluna Gabrielly Oliveira, 10 anos.
FOTOS Edgar Maciel