Prefeitura de Queimados dá suporte em Inscrição Estadual para MEI

Os Microempreendedores Individuais (MEI) do Estado do Rio de Janeiro que possuem atividade de comércio, indústria ou transporte intermunicipal ou interestadual agora irão precisar fazer a Inscrição Estadual junto à Secretaria Estadual de Fazenda do (Sefaz-RJ). A obrigação deve ser atendida por todos que possuem atividades sujeitas à contribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, prestará suporte para que os empresários realizem a inscrição. 

A solicitação poderá ser realizada na Sala do Empreendedor, localizada na Rua Hortência, nº 92, Centro, ou através do e-mail: saladoempreendedorqueimados.rj@gmail.com. A solicitação começou a ser feita no dia 1º de agosto pelo Sistema de Registro Integrado (Regin), que pertence à Junta Comercial (Jucerja), que passará a ser obrigatória a partir de 1º de outubro. 

Para aqueles que optarem por fazer a solicitação diretamente pelo site da Jucerja, basta clicar em “Serviços”, “REGIN”,  e “Pedido de Legalização da Inscrição.” Em seguida, é preciso fazer o login no sistema, preencher e enviar o formulário. O empresário que não fizer a solicitação poderá ser inscrito pela fiscalização com status irregular, o que o impedirá de realizar compras ou emitir notas fiscais de venda.

A Inscrição Estadual é necessária para que o MEI possa emitir nota fiscal de venda, de industrialização. Permitindo assim, que os microempreendedores ampliem os seus negócios, inclusive para outros países. Com a inscrição, eles poderão, por exemplo, oferecer seus produtos e serviços em plataformas de marketplace que exigem das empresas um registro na Sefaz-RJ. Outra vantagem será na compra de produtos de fornecedores que também pedem a inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *