Nesta terça-feira (21/12), a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba, dando prosseguimento ao Projeto Sanear Mangaratiba, realizou a instalação de mais 5 biodigestores em domicílios do município. A ação, que contemplou casas da Fazenda Ingaíba, é mais um passo dado para diminuir a poluição nos mananciais e recursos hídricos da cidade.
O Secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, explicou o impacto que a implementação do projeto causa nos rios e mares do município:
“A Secretaria de Meio Ambiente, seguindo a solicitação do Prefeito Alan Bombeiro, está desenvolvendo, com o Projeto Sanear Mangaratiba, uma rede básica de micro saneamento. O projeto utiliza uma tecnologia de baixo custo, simples, mas que melhora muito a qualidade da carga orgânica, ou seja, do efluente sanitário que cada casa localizada ao lado desses córregos produz. Nós, como agentes ambientais, estamos preocupados com a ocupação da faixa marginal na área de proteção ambiental, mas, sabemos que existem famílias que habitam o local há mais de 30 anos. Encontramos então, no Projeto Sanear Mangaratiba, uma solução que preserva os nossos mananciais, cachoeiras, nascentes e praias sem deixar de atender a população”, afirmou Antonio Marcos.
Segundo o Secretário, a equipe técnica da pasta segue fazendo o mapeamento das áreas onde estão localizados os corredores hídricos da cidade. A meta é implementar pelo menos 2.000 unidades de biodigestores até setembro de 2022 em todo o município. Vale ressaltar que cada biodigestor de 600L pode suprir uma família de até 6 pessoas.
A instalação dos biodigestores tem apoio das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos.
Participou da ação a Subsecretária de Meio Ambiente Fernanda Porto, além de equipe técnica da pasta.
SOBRE OS BIODIGESTORES
Os biodigestores são a evolução no tratamento de esgoto doméstico. O biodigestor é uma solução 2 em 1. Sua tecnologia reúne em um só produto os processos da fossa séptica com filtro anaeróbio. O sistema de tratamento de esgoto é prático, compacto e eficiente porque elimina até 80% da matéria orgânica presente no efluente. O biodigestor não polui o meio ambiente, cuida da higiene, da saúde e é econômico, além de ideal para o tratamento de efluentes sanitários em residências, chácaras, sítios, fazendas e escritórios.