A Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), montou uma verdadeira força-tarefa nesta segunda-feira, (24), para agilizar as marcações e acabar com a fila de quem precisa de consultas de retorno e primeira vez no Centro de Especialidades Médicas, de Engenheiro Pedreira.
As marcações que acontecem toda última segunda-feira do mês, com a abertura de 800 vagas de consultas para as 18 especialidades ofertadas na unidade, normalmente reúne um número muito grande de pessoas que necessitam do serviço. Segundo a subsecretária de Atenção em Saúde, Tatiana Soares, a fila gerava cerca de cinco horas de espera e as pessoas chegavam de madrugada com medo de não conseguir a vaga.
“Agora, vamos manter essa força-tarefa de atendimento humanizado. As consultas estão sendo marcadas para o início de agosto e os pacientes são atendidos com a rapidez e a dignidade merecida”, disse a gestora.
Para Janaina Figueira, moradora de Engenheiro Pedreira, que veio realizar a marcação para o cunhado e o sobrinho, ficou muito melhor a força-tarefa, por ter deixado o processo mais rápido, sem tumulto e sem briga. Na cadeira ao lado estava a moradora do Mucajá, Eliane Lopes, (73), que realizou o agendamento para a neurologia. “Que beleza foi essa ação. Aguardei sentada, tomei um cafezinho e antes dele acabar já fui chamada”, disse exibindo o seu cartão com o agendamento.
Com a descentralização, foram marcadas 475 consultas. “Seguimos as orientações da prefeita, Dra. Fernanda Ontiveros, e otimizamos os esforços para que o resultado seja de tranquilidade para usuários e funcionários. Tudo com o respeito que o cidadão merece”, completou a subsecretária que também atuou nos agendamentos.
Usuários aprovam a força-tarefa de agendamentos
As primeiras horas da manhã surpreenderam o aposentado, Pedro Francisco, (77), que chegou ao Centro de Especialidades Médicas, de Engenheiro Pedreira, acreditando que não teria hora para voltar para casa. Acostumado com os trabalhos na roça, ele diz que gosta de resolver tudo cedo. Mas para realizar as marcações tinha que exercitar a paciência e aguardar por horas. Com sorriso no rosto ele não ficou tempo suficiente nem mesmo para se gabar das vitórias do time do coração: Flamengo, como relata que costuma fazer.
“Hoje foi tão rápido que não deu tempo de encontrar os adversários de outros times. Estou com o cardiologista agendado agora para o início de agosto. Vou preparar meu coração de torcedor”, disse animado.
Já Valter dos Santos, (61), em acompanhamento pelo ortopedista da unidade, veio marcar o retorno e orgulhoso apresentou o exame feito no Rio Imagem Baixada, inaugurado no último dia 8. “Foi tudo tão rápido que mal pude acreditar. Vim na consulta, passei na regulação, agendei meu exame e já com resultado vou voltar ao médico no próximo dia 8. Tudo em um mês. Oito já virou meu número da sorte”, disse retornando pra casa.