Em decorrência da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Japeri continua revertendo os alimentos que fazem parte da merenda escolar em kits complementares de Alimentação Escolar para todos os alunos da rede municipal. A distribuição acontecerá entre os dias 16 e 18 de março. Vale ressaltar que a entrega do benefício do será realizada mediante documento de identificação. Os pais e responsáveis devem se dirigir às unidades de ensino de acordo com a data marcada utilizando máscara e respeitando o distanciamento social.
A retirada dos kits acontece de acordo com o turno de cada aluno: quem estuda de manhã pode buscar os alimentos das 8h às 12h; os estudantes da tarde devem comparecer às escolas das 10h às 13h e os do turno da noite, podem retirar os alimentos das 15h às 18h30.
A iniciativa está de acordo com a Lei Federal 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública.
O que contém cada kit?
O kit é composto por 2kg de arroz, 1kg de feijão, 1kg de macarrão, 1 garrafa de óleo, 1kg de açúcar, 1kg de sal, 800g de leite em pó, 350g de extrato de tomate, 400g de achocolatado, 1 pacote de biscoito e 2 latas de sardinha. Vale ressaltar que o complemento alimentar é entregue por aluno, ou seja, se uma família tiver dois filhos matriculados na rede municipal de ensino, receberá dois kits.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Professora Caroline Ontiveros, o benefício será mantido enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. “A pandemia da Covid-19 afetou diversas famílias, e muitas delas aproveitam o complemento alimentar para diminuir as despesas da casa. Para ajudá-los, continuaremos garantindo que todos os nossos alunos recebam o kit durante as aulas remotas”, declarou a educadora.